quarta-feira, 17 de abril de 2019

CURTINHAS

STF X MP – Um conflito aberto entre o STF e o Ministério Público começou ontem (16), após o ministro Alexandre de Moraes não atender a procuradora geral da República, Raquel Dodge, que mais cedo tinha decidido pelo arquivamento do inquérito sigiloso sobre “fake news”. Neste processo, foi ordenada a retirada do ar de reportagem da revista Crusoé, na segunda-feira (15). “A palavra final sobre o arquivamento de um inquérito, numa sociedade democrática, cabe sempre ao Ministério Público. O juiz não pode ser o investigador e, logo depois, julgar, como está ocorrendo. Como Raquel Dodge não tem ninguém acima dela na hierarquia no Ministério Público, a decisão dela pelo arquivamento é final e deveria ter sido respeitada”, explica o procurador Cristiano Pimentel, do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO).

Desgaste – Impressiona o desgaste do prefeito de Palmares, Altair Junior (MDB). De acordo com um levantamento recente, mais de 70% da população o desaprova e quase 80% acha sua gestão ruim ou péssima. O gestor está completamente inviabilizado para as eleições de 2020.

São Lourenço – A Prefeitura de São Lourenço da Mata atingiu nota máxima no resultado do Índice de Transparência dos Municípios Pernambucanos (ITMPE), relativo a 2018. E não foi só isso. A gestão do prefeito Bruno Pereira subiu 70 posições; do número 80 para o 10° lugar entre os 184 municípios, segundo a apuração realizada pelo TCE. “Esse resultado mostra que estamos no caminho certo, sempre assegurando o controle social e a transparência para o fortalecimento da legítima democracia”, disse Bruno.

Antecipação – O presidente da Câmara Municipal de Itapissuma, GG de Zé Antônio (PSDB), autorizou o pagamento da primeira parcela do 13° salário dos servidores da casa nesta quarta (16). É a primeira Câmara do Brasil a fazer o pagamento. Vereador em segundo mandato e Presidente do Legislativo Municipal pela primeira vez, GG está dando um bom exemplo de gestão eficiente e comprometida com o bom uso do dinheiro público.

Semana Santa – Apesar do enorme desafio de regularizar as contas do município, o prefeito de Macaparana, Maviael Cavalcanti, conseguiu manter o equilíbrio financeiro da cidade, que possui a melhor educação da Mata Norte. Os esforços do prefeito permitem atender a população mais carente, que recebeu mais de 8 mil quilos de peixe para a Semana Santa.

RÁPIDAS

Transparência – As cidades de Jaboatão dos Guararapes e Recife figuraram na liderança da lista dos municípios mais transparentes de Pernambuco, divulgada pelo TCE. Mérito para os prefeitos Anderson Ferreira e Geraldo Julio, que realizam gestões transparentes e de resultados para a população.

De volta – A partir desta quarta-feira, estarei de volta à Rádio Cultura de Caruaru. Após alguns meses fora da emissora, estaremos comentando a política local, estadual e nacional em uma das emissoras de rádio mais importantes de Pernambuco.

Inocente quer saber – A prefeita Raquel Lyra está se recuperando em Caruaru?

Por Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário