terça-feira, 16 de abril de 2019

Começa depois da Semana Santa o 12º Festival Curta Taquary


Durante sete dias, Taquaritinga do Norte será o centro das atenções da produção audiovisual em Pernambuco com o 12º Festival de Curtas Curta Taquary. Serão 90 trabalhos exibidos nas sete mostras competitivas e nove mostras paralelas. E ainda terá a exibição de um longa. O Curta Taquary acontece de 22 a 27 de abril.

Além da exibição de filmes, a programação do festival conta com oficinas, encontro de cinema e educação, debates, lançamento de livros, exposições e apresentações musicais. “O Curta Taquary sempre teve o objetivo de difundir obras brasileiras de curta metragem para o agreste pernambucano. Além de exibição, nos preocupamos em abrir espaços para formação, reflexão e produção”, explicou Alexandre Soares, um dos coordenadores do festival.

O tema deste ano do festival é “Ancestralidade e a Formação do Povo Brasileiro” e por isso haverá uma sessão chamada de Resistências Indígenas com apresentação de nove curtas. Também haverá a mesa “Identidades Étnico-Raciais: A Contribuição Audiovisual” com a participação de Bruno Matos Fulni-ô, que é professor indígena da rede estadual, atuando nas escolas da Aldeia Fulni-ô e trabalha com audiovisual desde 2013. Fazem parte da mesa ainda Iris Regina, pesquisadora, Felipe Peres Calheiros da Tankalé/ PE e EPC / TVPE, Henrique Didimo, da Escola de Cinema Indígena Jenipapo-Kanindé/ CE e Rita Carelli, do Vídeo nas Aldeias. A mediação será de Graci Guarani, responsável pela Itinerância no Curta Taquary e pelo Cinema de Índio. Na mostra internacional também haverá exibição dos filmes “Amucha” – Dir. Jésus Sánchez (Chile), “Wichán” – Dir. Maga Meneses (Chile) e “June Em Povungnituk” – Dir. Alanis Obamsawin (Canadá) que abordam essa temática.

As sete categorias das mostras competitivas são: Curtas Fantásticos, Diversidade, Primeiros Passos, Brasil, Criancine, Universitária e Dália Da Serra. As nove mostras paralelas são: Sessão Resistências Indígenas, Agrestes, Sessão Especial, Mostra Itinerante, Cinema Instantâneo, Mostra Internacional, Sessão Ver Ouvindo, Sessão Cineclube Vouver, Médicos Sem Fronteiras (Msf). Ao todo, 19 estados brasileiros, das cinco regiões, estarão representados. Também fazem parte da programação produções do Chile, Bolívia, Colômbia, Venezuela, México, Canadá e Líbano.

Uma novidade do 12º Curta Taquary é a presença de um longa-metragem: “Estou me Guardando para quando o Carnaval Chegar”, do diretor Marcelo Gomes, mostra como alguns confeccionistas de Toritama, conhecida como a Capital do Jeans, trabalham o ano todo para, no período do Carnaval, quando vendem tudo, deixarem a cidade para se divertir nas praias do litoral nordestino. A estreia do filme foi em fevereiro no 69º Festival de Berlim e em sua exibição no Curta Taquary, contará com a presença de alguns participantes do filme.

As atividades do Curta Taquary serão realizadas na Praça Otto Sailler, Câmara de Vereadores, escolas públicas, salão paroquial, Salão do Hotel Jorge Eduardo, tudo de graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário