sexta-feira, 15 de março de 2019

Escolas recebem Itinerância do Curta Taquary 2019


O Festival Curta Taquary acredita que educação e cultura são bases que fortalecem os mais diversos povos, por isso, enfatiza o potencial transformador que o cinema pode carregar consigo, ainda mais quando aliado à educação.

É com esse intuito que um dos destaques das programações de todos os anos do festival é a Itinerância nas Escolas, quando percorremos diversas Instituições de Ensino da Terra das Dálias exibindo e discutindo curtas-metragens brasileiros.

O tema central de nossa 12ª edição remete a Identidade e Formação do Povo Brasileiro, e nada melhor que levarmos curtas brasileiros que abordem a temática, sendo eles: o baiano, "Era uma vez tudo verdim", dirigido por Patrícia Alves Dias, Sylvestre Campe, e Nilton Pereira, e o pernambucano, "Fantasia de Índio", dirigido pela Manuela Andrade.

As Escolas Municipais: Sebastião Ferreira de Lima, Ginásio Experimental Severino Pereira da Silva, Chefe Leandro, Pedro de Lira Borges, Professora Gilzenete Guerra, além das estaduais: EREM Severino Cordeiro de Arruda e José Bezerra de Andrade já receberam a caravana itinerante do festival. A Itinerância segue amanhã (15), nas Escolas Padre Ibiapina e Padre José de Anchieta e finaliza na segunda – feira (18), na Escola Francisca Moura Pereira da Silva – CAIC.

Além das exibições dos curtas, a mostra itinerante está promovendo um concurso de desenho (Ensino Fundamental I) e de redação (Ensino Fundamental II e Ensino Médio) cujo tema é: "Nordeste indígena: faces e olhares diversos”, com o objetivo de incentivar a discursão sobre a temática do Festival 2019. Os vencedores ganharão um tablet e certificado de participação.

Saiba mais:

O Festival Curta Taquary é  uma das principais vitrines nacionais de curtas-metragens, e este ano chega a sua 12ª edição entre os dias 22 e 27 de abril com exibições dos curtas em praça pública e escolas, além de oficinas de formação, seminários, debates, laboratório de roteiro e shows musicais. 

Serão premiadas sete mostras competitivas, sendo elas: Mostra Brasil: Com temática livre; Primeiros Passos: Para diretores em seus primeiros trabalhos; Dália da Serra: Voltada para filmes produzidos em atividades pedagógicas, projetos de formação e oficinas; Universitária: Direcionada para produções oriundas de alunos de graduação; Diversidade: Filmes que abordem questões de sexualidade e de gênero, em suas mais diferentes formas e perspectivas; Curtas Fantásticos: Filmes de horror, ficção científica e fantasia; Criancine: filmes voltados para o público Infanto Juvenil.

Desde 2005, o Curta Taquary já exibiu em suas 11 edições mais de 1.500 filmes para um público superior a 50 mil pessoas, tornando-se um importante espaço para a difusão da produção audiovisual do Brasil e da América Latina.

O evento é financiado pelo Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado de Pernambuco e Prefeitura de Taquaritinga do Norte.

Toda identidade visual do festival 2019 vem inspirada em obras do Ilustrador, artista plástico e pesquisador, Bruno Gomes trazendo a inspiração na ancestralidade, tendo como tema central: “Identidade e formação do povo brasileiro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário