quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

PSB recusa convite de Bolsonaro para debater a reforma previdenciária

O PSB foi um dos partidos da oposição que receberam convite do presidente Bolsonaro para tomar um café da manhã, ontem, em Brasília, para debater com os líderes de bancada a PEC da reforma previdenciária. O líder Tadeu Alencar (PE), acertadamente, tem dito que não se nega a conversar com o governo sobre esta reforma, que interessa a todos os brasileiros. Mas estranhou o fato de só terem sido chamados para este café os líderes do PSB e do PDT. Deixaram de fora os líderes do PT, PCdoB e PSOL, que têm posições mais críticas em relação ao projeto. Sendo assim, recusou o convite do governo e espera um debate mais amplo no Congresso Nacional. Até agora, pelas contas do ministro da Casa Civil, Onix Lorenzoni, a base do governo na Câmara Federal varia de 350 a 350 deputados, o que evidentemente é uma informação truncada. O governo ainda não organizou a sua base e por isso está sendo criticado até por aliados que estão dispostos a ajudá-lo como o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Daí querer garantir a aprovação da PEC com os votos de parte da oposição.

Os sem convite

Não foram convidados para o café da manhã com Bolsonaro os líderes do PT, deputado Paulo Pimenta (RS); do PSOL, Ivan Valente (SP) e do PCdoB, Orlando Silva (SP). Convidado, o líder do PSB, Tadeu Alencar (PE), teve a prudência de consultar a bancada e, por unanimidade, ela decidiu recusar. 

Por que não pra todos? 

Do líder Tadeu Alencar (PSB-PE) sobre o fato de o PT, o PCdoB e o PSOL não terem sido convidados para o café da manhã com Bolsonaro onde se discutiria a reforma previdenciária: “Mas, se é para explicar, por que não é para todo mundo?”. O ministro Onix Lorenzini (Casa Civil) não convidou os partidos de esquerda temendo uma reprimenda do próprio Bolsonaro.

Sem interesse

Do líder do PCdoB na Câmara, Orlando Silva (SP), sobre não ter sido chamado para o café da manhã com o presidente da República: “Não recebemos convite e, se tivéssemos recebido, não compareceríamos”. O líder da Oposição, Alessandro Molon (PSB-RJ), complementou: “Achei muito bom não ter sido convidado porque também não iria”.

Na contramão do governo

O deputado Danilo Cabral (PSB-PE) reuniu-se ontem (26) com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, sua ex-colega de partido, para reclamar incentivos à produção leiteira no país. Pleito justo, não resta dúvida, mas na contramão do pensamento do governo, que é a favor da livre concorrência.

Marcha a Brasília

De 8 a 11 de abril será realizada a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Ela terá a participação de pelo menos 100 prefeitos de Pernambuco, à frente o presidente da Amupe, José Patriota (PSB), prefeito de Afogados da Ingazeira. Até agora, o Estado com o maior número de inscritos é o Pará com 55% de seus prefeitos.

Protesto justo

Alunos do curso de Medicina do Grupo Universitário Tiradentes, unidade de Jaboatão dos Guararapes (PE), divulgaram uma nota ontem externando o seu “repúdio” à “postura discriminatória” com que a direção da instituição os trata no que diz respeito ao pagamento das mensalidades.

Sem desconto

Os alunos da Faculdade Tiradentes reivindicam desconto de 10% no valor da mensalidade que for paga antecipadamente. Eles alegam que esse mesmo benefício é oferecido por outros cursos de Medicina de Pernambuco e também pelas faculdades que o mesmo grupo mantém em outros estados.

Medicina como sacerdócio

Entre os cinco dermatologistas que trabalham na UPAE de Garanhuns, pelo menos um se destaca por exercer a medicina como sacerdócio: Silvino Duarte (que já foi prefeito do município três vezes). Ele e mais Sandra Kelm, Grace Kelly, Danyelly Barros e  Dialla Santos atendem diariamente pacientes de 21 municípios do Agreste Meridional.

Juntos pela segurança

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), presidiu ontem a primeira reunião de 2019 do Comitê Permanente Municipal “Juntos pela segurança”. Na ocasião, os membros do comitê enfatizaram a redução dos índices de criminalidade nos bairros em que foram implantados os Conselhos de Segurança Cidadã. Eles foram responsáveis pela redução de 35% no número de assassinatos em 2018 em relação ao ano anterior.

Centenário de José

Nesta quarta-feira (26), às 17h, o secretário estadual de Turismo, deputado Rodrigo Novaes (PSD), estará na Praça do Marco Zero para esperar o primeiro boneco gigante do Brasil, Zé Pereira e sua esposa Vitalina, que estarão chegando de Belém do São Francisco. “José” saiu às ruas pela primeira vez em 1919, portanto, há 100 anos.

Só pelos aplausos o prefeito fica

Demóstenes Meira (PTB), prefeito de Camaragibe, expôs seu município ao ridículo ao obrigar ocupantes de cargos em comissão a irem às ruas para aplaudir um show de sua noiva, Tatty Dantas, que se apresentaria numa prévia de carnaval, Mas isso não é motivo de impeachment como querem os vereadores da oposição. Para tirar da cadeira um prefeito legitimamente eleito pelo povo, é preciso mais.

Ministro medíocre 

Fez bem a Secretaria de Educação de Pernambuco ao decidir não cumprir recomendações do ministro Ricardo Velez Rodriguez para filmar os alunos da rede pública cantando o Hino Nacional e enviar o filme para o MEC. Bolsonaro marcou um tento ao levar Sérgio Muro para o seu governo e arranhou a imagem do ministério com esse colombiano Velez, que não conhece nada sobre o Brasil, e a pastora fundamentalista Damares Alves (Mulher e Direitos Humanos).
(Do Blog do Inaldo Sampaio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário