segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Parlamentares novatos e veteranos destacam ações na Zona da Mata


A Zona da Mata conta com novos representantes no Parlamento estadual nesta décima nona legislatura: o ex-prefeito de Ribeirão, Clóvis Paiva, do PP; o empresário e engenheiro de Paudalho, Gustavo Gouveia, do Democratas; e o advogado de Vitória de Santo Antão, Henrique Queiroz Filho, do PR. Os três parlamentares são estreantes na Casa, e vão atuar ao lado dos deputados reeleitos Antônio Moraes, do PP; Clodoaldo Magalhães, do PSB; e Joaquim Lira, do PSD.

Composta por 42 municípios, a Zona da Mata se desenvolveu a partir da atividade canavieira. Com a crise do mercado sucroalcooleiro a partir dos anos noventa, a região diversificou a produção agrícola e comercial. Atualmente, a indústria tem forte presença tanto na Mata Norte, com a instalação de empresas de grande porte, quanto na Mata Sul, a partir da influência do Complexo de Suape. Apesar do rápido crescimento econômico, ainda há muitas carências a serem sanadas na área, especialmente nos segmentos de segurança pública, infraestrutura e saneamento básico.

O deputado Clodoaldo Magalhães, médico natural de Palmares, na Mata Sul, foi o representante mais votado na Zona da Mata, com quase 66 mil votos. Ele presidiu a Comissão de Finanças na última legislatura. “A expectativa é muito positiva de a gente poder atender os anseios da população de Pernambuco, melhorando cada vez mais a qualidade de vida do nosso povo. Então, espero que a gente possa cumprir os compromissos reafirmados em campanha e que toda a Casa de Joaquim Nabuco possa corresponder a esses anseios que esse Poder, historicamente, vem emanando para Pernambuco e para a história do Brasil.”

O deputado estreante Gustavo Gouveia foi o segundo mais votado da região, com cerca de 50 mil votos. Ele destacou as prioridades do mandato. “Por ser oposição, acredito que alguns dos nossos pleitos não vão ser tão fáceis de conseguir, mas isso não vai fazer com que a gente abaixe a cabeça. Vamos lutar e vamos batalhar bastante pela nossa região, para honrar todos esses 50 mil votos que a gente teve de pessoas que acreditaram no nosso trabalho.”

Outro novato, o deputado Henrique Queiroz Filho, deve manter a pauta defendida pelo pai, o ex-decano da Alepe Henrique Queiroz. A família atua pelo setor canavieiro e pelo fortalecimento da indústria e da agricultura na região. O também estreante Clóvis Paiva deve priorizar o desenvolvimento de políticas públicas para a Mata Sul.

Entre os veteranos, o deputado Joaquim Lira, advogado e empresário de Vitória de Santo Antão, inicia o segundo mandato na Alepe e deve seguir atuando em defesa da interiorização do desenvolvimento no estado. Já Antônio Moraes, advogado e delegado natural de Macaparana, na Mata Norte, chega ao sexto mandato consecutivo, e dará continuidade a pautas relacionadas à segurança pública e à cultura pernambucana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário