sábado, 9 de fevereiro de 2019

“A necessidade é a mãe da inovação.”

por ASCOM

Equipe do MCTIC volta de Israel com essa frase na cabeça para inspirar os próximos passos.  

Comitiva liderada pelo ministro Astronauta Marcos Pontes visitou empresas e usinas de tratamento e dessalinização da água em Israel. Foto: Ascom/MCTIC

Após missão oficial em Israel, a equipe do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) voltou para o Brasil com contatos avançados para o compartilhamento de tecnologia, projetos de ciências e oportunidades na área de educação, além de relações bilaterais mais fortalecidas.

Todas as empresas e instituições receberam a comitiva do MCTIC e do Ministério das Relações Exteriores com a bandeira brasileira exposta em diversos ambientes e possibilidades de parcerias que serão estudadas para curto, médio e longo prazos. Os trabalhos serão desenvolvidos em quatro frentes: água, inovação, tecnologia e espaço.

No caso da água, por exemplo, a comitiva visitou quatro empresas e usinas de tratamento e dessalinização de água. Os dados coletados durante a missão serão analisados a partir de agora para entender a viabilidade das tecnologias de dessalinização e tratamento desenvolvidas em larga escala por Israel no semiárido brasileiro. É importante lembrar que cada região do semiárido possui um desafio hídrico específico que deve ser superado com tecnologias distintas.

A empresa Watergen doou 11 máquinas que transformam a umidade do ar em água. As máquinas podem produzir até 900 litros de água por dia, dependendo do local de instalação e da umidade do ar, que deve ser de, pelo menos, 15%. Ainda não há previsão para a chegada dos equipamentos. Entretanto, a ideia é testar as máquinas em escolas, hospitais e comunidades no semiárido após análise dos locais mais críticos que precisam de água potável para o maior número de pessoas.

“Sabemos que ideias e atitudes mudam o planeta. Além das tecnologias que conhecemos em Israel, estamos chamando pesquisadores, desenvolvedores e fornecedores de sistemas de dessalinização e tratamento de água para formar um banco de dados com soluções tecnológicas do MCTIC”, afirmou. "Os projetos podem ser inscritos até 18 de fevereiro no site do MCTIC. Depois desse cadastro vamos analisar a viabilidade das ideias e o nível de maturidade suficiente para a realização de testes em Campina Grande (PB) nos próximos meses”, afirma o Ministro Marcos Pontes.

Educação e inovação 

O ministro e a comitiva brasileira também participaram de reuniões no Israel Innovation Authority, agência do governo israelense responsável pela gestão dos recursos para políticas de inovação, e visitaram o Carasso Science Park, museu de ciência com exposições interativas e laboratórios.

Aconteceram ainda reuniões com presidentes e professores da Tel Aviv University, Technion, Weizmann Institute em que foram apresentadas iniciativas que transformam, de forma eficaz e rápida, pesquisas em tecnologias aplicadas, voltadas à melhoria da qualidade de vida da população e à geração de riquezas para o país.

No encontro com o ministro de Ciência, Tecnologia e Espaço de Israel, Ofyr Akunis , Marcos Pontes alinhou o acordo de Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação que deverá ser assinado  pelo presidente Jair Bolsonaro na próxima visita a Israel, prevista em março.

O ministro Marcos Pontes ainda discursou na Ilan Ramon Space Conference, para homenagear o amigo e primeiro astronauta israelense Ilan Ramon, que perdeu a vida no acidente com o ônibus espacial Columbia, em fevereiro de 2003.

A agenda também teve a participação da comitiva brasileira na Cybertech – uma das maiores feiras do mundo sobre indústria e segurança cibernética; em mesa de negócios organizada pelo Israel Export Institute; e em reunião com executivos da Israel Space Agency e da Israel Aerospace Industries.

Em jantar de negócios na residência oficial do embaixador brasileiro em Israel, Paulo Cesar Vasconcellos, foi apresentado um óculos para cegos e pessoas com baixa visão pela empresa israelense Orcan. A empresa doou este equipamento para testes no Brasil.

Brumadinho

Ainda em Israel, o ministro Astronauta Marcos Pontes e o embaixador do Brasil em Israel, Paulo Cesar Vasconcellos, receberam o embaixador de Israel no Brasil Yossi Shelley e a equipe israelense de soldados e voluntários que participaram do resgate às vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho (MG). O encontro, no aeroporto Ben Gurion, foi marcado por muita emoção.

“Fiz questão de agradecer todos que participaram da missão em Brumadinho. A gente conhece os amigos nas horas mais difíceis,” ressaltou Pontes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário