segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Grande Recife registra raios, chuva intensa e ruas alagadas


Do G1/PE

A Região Metropolitana do Recife registrou raios, trovões e chuva intensa durante a madrugada e a manhã de hoje. Há registro de ruas alagadas tanto na capital pernambucana, quanto nas cidades de Olinda e Paulista. Moradores do Espinheiro, no Recife, também relataram falta de energia no bairro pela manhã.

A Associação Pernambucana de Águas e Climas (Apac) emitiu alerta para a possibilidade de chuva e trovoada ao longo desta segunda, com intensidade moderada a forte no Grande Recife, Mata Norte e Mata Sul do estado. A previsão é válida até o fim do dia.

Segundo a Apac, até as 9h50, o ponto onde mais choveu na Região Metropolitana foi o bairro do Janga, em Paulista, onde foram registrados 83,84 milímetros nas últimas 12 horas.

Os raios e trovões não são comuns na região. O fenômeno desta segunda acontece, segundo a meteorologista da Apac Aparecida Fernandes, a partir de nuvens altas que se formam em locais com calor e umidade.

"O motivo de estarmos ouvindo trovão é porque essas nuvens que estão aqui próximas da gente. São nuvens mais intensas, nuvens mais altas. Têm a profundidade de até 10 quilômetros. Então, elas produzem mais raios. Normalmente, esse tipo de nuvem ocorre quando se tem calor e bastante umidade", afirma a meteorologista.

Aparecida explica, ainda, que o trovão e o raio não são fenômenos diferentes. "O trovão é o som produzido pelo raio. Quando se escuta o trovão, é porque a descarga elétrica ocorreu mais próxima [de quem escuta]. Quando você vê o raio, mas não ouve o barulho do trovão, é porque essa descarga elétrica ocorreu mais longe de você", detalha Aparecida Fernandes.

Apesar de o alerta da Apac ser direcionado por regiões, a meteorologista explica que pode chover isoladamente em algumas cidades. "Como nós não podemos identificar exatamente o município em que vai chover, nós mandamos a informação para a região como um todo. Então, as pessoas que moram em uma área de risco podem se prevenir", afirma a meteorologista da Apac.

Segundo Aparecida, para hoje, há previsão de chuva isolada no extremo oeste do Sertão. "Amanhã, provavelmente, deve chegar um resquício dessa chuva forte no Agreste e Sertão", diz a meteorologista.

A Defesa Civil do Recife mantém um plantão 24h, que pode ser acionado pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita. Em tempos de chuva, os moradores de locais de risco são orientados a procurar locais seguros para se abrigar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário