sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

CURTINHAS

Veto – A Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) pediu, em nota, o veto integral ao projeto de lei que flexibiliza a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), aprovado nesta quarta-feira (5) pela Câmara dos Deputados. Segundo o presidente da Associação, procurador Júlio Marcelo, as “normas de responsabilidade fiscal nas finanças públicas servem para prevenir a irresponsabilidade de gestores e devem ser cumpridas e não flexibilizadas”. O projeto livra prefeitos de punições, caso haja queda na arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e os municípios ultrapassem o limite de despesas com pessoal. O texto está para sanção com o presidente Michel Temer (MDB).

Prestígio – No dia 14 de dezembro acontecerá a tradicional festa de final do ano do escritório de advocacia Rueda & Rueda. O evento que acontecerá no Armazém 14 no Recife Antigo sempre contou com muitos nomes de prestígio do cenário pernambucano. Esse ano com a vitória do Presidente Jair Bolsonaro sem dúvida a confraternização ganhará também um caráter político pois Antônio de Rueda e Maria Emília de Rueda são respectivamente vice-presidente Nacional do PSL e  membro da diretoria executiva  do PSL, além da presença certa do presidente e agora deputado federal Luciano Bivar. Pelo visto o local ficará pequeno.

Ausentes – Os deputados federais reeleitos Felipe Carreras (PSB) e Ricardo Teobaldo (Podemos) não estiveram presentes na diplomação ocorrida no Classic Hall. Certamente ambos preferiram marcar a diplomação para um segundo momento por algum compromisso previamente marcado. Além deles, Jarbas Vasconcelos (MDB), Augusto Coutinho (Solidariedade) e Daniel Coelho (PPS) não estiveram presentes porque foram diplomados antes por conta de uma viagem em missão oficial.

Secretários – Além de Ruy Bezerra que deverá ser oficializado por Paulo Câmara na secretaria de Saúde, pelo menos dois nomes deverão integrar o primeiro escalão do governador por serem curingas do Palácio. O presidente da Compesa Roberto Tavares e Zé Neto estão sendo lembrados para assumir pastas neste segundo governo, tanto pela competência quanto pela proximidade com o governador.

Aglaílson Victor – Filho do ex-deputado e prefeito de Vitória de Santo Antão, Aglaílson Junior, o deputado Aglaílson Victor (PSB) vem ganhando força para integrar a mesa diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Por ser jovem e não ter aresta com ninguém, Victor tem a simpatia de alguns deputados reeleitos e também de alguns novatos, o que lhe garante uma partida significativa para ocupar um cargo na mesa diretora, que hoje seria a vice-presidência da Casa Joaquim Nabuco.

RÁPIDAS

Sem cumprimento – Durante a diplomação dos eleitos, o governador Paulo Câmara falou com Gonzaga Patriota e Luciano Bivar, “pulando” Marília Arraes, porém quando percebeu que ficaria chato, decidiu voltar e cumprimentar a deputada, que por muito pouco não foi sua adversária na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas.

Força – Na diplomação de 2014, a família Ferreira diplomou Anderson Ferreira deputado federal e André Ferreira deputado estadual, em 2016 houve a diplomação de Anderson Ferreira prefeito de Jaboatão dos Guararapes e Fred Ferreira vereador do Recife e em 2018 André Ferreira foi diplomado deputado federal e o patriarca Manoel Ferreira deputado estadual, evidenciando a força do grupo a cada eleição.

Inocente quer saber – Após o anúncio do pagamento do décimo terceiro pelo governador Paulo Câmara, qual será o próximo cavalo de batalha da oposição?

Por Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário