segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Aeroporto Oscar Laranjeira continua abandonado


Wagner Gil

O Aeroporto Oscar Laranjeira continua abandonado e sem nenhuma providência, no que diz respeito ao seu funcionamento com voos regulares ou até mesmo na sua manutenção. Esta semana, o local mais uma vez foi alvo de vândalos e, segundo proprietários de angar, um homem teria praticamente destruído dois caminhões do Corpo de Bombeiros, que foram adquiridos pelo Governo Federal e só podem ser utilizados em aeroportos.

Cada veículo desse custa, em média, R$ 1,5 milhão, devido à quantidade de equipamentos complexos que têm, mas não foi suficiente para o Governo do Estado manter uma vigilância permanente. Outras ações de vandalismo e furto acontecem corriqueiramente, sem que as autoridades responsáveis atuem. Todo balizamento noturno também foi furtado, incluindo a fiação, que é embutida. Apenas um funcionário do DER (Departamento de Estradas e Rodagens) atua no local, mesmo assim, até as 17h, de segunda a sexta-feira.

Atualmente, a situação é bastante caótica, quando em vários trechos o muro foi derrubado e praticamente toda sinalização foi furtada. Em alguns pontos também têm muito mato e lixo, já que não existe manutenção. “Além disso, a pista vive cheia de animais e, ao longo do aeroporto, são vistas muitas pessoas consumindo e vendendo drogas. Não existe nenhum tipo de fiscalização”, informou um dos empresários e proprietário de angar. Ele pediu para não revelar seu nome. “Se nós falamos a verdade, somos prejudicados”, disse.

Na gestão do prefeito José Queiroz, o aeroporto era administrado pela Prefeitura de Caruaru, mas, em setembro de 2016, o contrato venceu e o Governo do Estado disse que só faria um novo contrato após as eleições municipais daquele ano, o que não ocorreu até a manhã da sexta-feira (14). Sem um contrato, a prefeitura não pode fazer nenhum tipo de manutenção.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa, João Melo Neto, informou que o município já enviou seis ofícios ao Governo do Estado, na tentativa de assumir o equipamento, mas, até agora, não teve nenhum tipo de retorno. “A Prefeitura de Caruaru tem todo interesse em assumir o aeroporto. Ele é fundamental para o desenvolvimento de nossa cidade e região de forma geral”, disse o secretário.

João Melo Neto revelou ainda que esteve presente em reunião com diretores de empresas aéreas em São Paulo e algumas delas mostraram interesse em criar voos regionais e nacionais com partida da Capital do Forró, inclusive a Azul Linhas Aéreas.

A reportagem entrou em contato com o Governo do Estado, mas não obteve resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário