segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Luciana Santos se despede da Câmara com a Lei que institui o “Dia Nacional do Maracatu”

Eleita vice-governadora de Pernambuco, a deputada federal Luciana Santos (PCdoB/PE) está-se se despedindo da Câmara em grande estilo.

Na última quarta-feira (7), foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça, por unanimidade, o parecer do deputado Rubens Jr. (PCdoB-MA) que institui o Dia Nacional do Maracatu a ser comemorado no dia 1º de agosto.

Até então os Maracatus tinham data comemorativa apenas em dois estados: Pernambuco e Ceará. E a deputada vinha recebendo cobrança nas redes sociais para reparar essa injustiça.

Luciana, membro da Comissão de Cultura e da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura, iniciou uma série de conversas com grupos de vários estados, realizou audiências públicas e recolheu apoios através de abaixo-assinado online.

Em abril de 2017, ela deu entrada no PL 7133/2017, que institui o dia 1º de agosto como Dia Nacional do Maracatu. Em 31 de agosto o projeto de lei foi analisado pela Comissão de Cultura e o parecer do deputado Tadeu Alencar (PSB/PE) foi aprovado por unanimidade.

No último dia 07 de novembro, foi a vez de a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania analisar a proposta e o parecer do deputado Rubens Júnior (PCdoB/MA), também foi aprovado por unanimidade.

De acordo com o relator é preciso reconhecer a importância dos Maracatus por se tratar de uma das expressões culturais mais tradicionais e ricas do nosso país. “É importante fazer valer a identidade do povo brasileiro e o fortalecimento dessas expressões”, comentou Rubens Jr.

Para Luciana “a instituição de uma data nacional nos ajuda a visibilizar e fortalecer essa expressão cultural tão rica. Colabora com o esforço e a perseverança de muitos agentes que dedicam suas vidas a manter viva essa tradição, cuidando e transmitindo esses saberes através das gerações”, disse ela.

O dia 1º de agosto foi designado em homenagem a Luiz de França, o “Mestre Luiz”, que comandou o Maracatu Leão Coroado, de Pernambuco, por 40 anos (ele faleceu em 2017). O Leão Coroado é o mais antigo grupo sem interrupção e completou 156 anos em 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário