sexta-feira, 5 de outubro de 2018

CURTINHAS

30 anos – A Constituição Federal de 1988 completa trinta anos nesta sexta-feira (5). As duas candidaturas para presidente mais bem colocadas nas pesquisas já mencionaram a possibilidade de uma nova constituinte ser convocada, a partir de 2019. O meio jurídico vê com preocupação a possibilidade da Constituição atual ser revogada, resultando em acirramento do conflito vivido pelo país. “Um texto constitucional, neste momento que o Brasil vive, aprovado por uma maioria simples dos constituintes, certamente vai pender com força para um dos lados sociais deste conflito que vivemos. É um perigo para a democracia”, diz o procurador Cristiano Pimentel, do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO).

Risco – Caso as pesquisas confirmem a derrota de Mendonça Filho no próximo domingo, muitos apostam no seu risco de perder o comando do Democratas para o grupo do senador Fernando Bezerra Coelho. Esse risco se tornará real se Vinícius Mendonça também não for eleito deputado federal.

Reforço – A candidata a deputada estadual Debora Serafim, que desponta como uma das favoritas a se eleger na chapa do PSC no próximo domingo, conquistou mais um importante apoio na reta final da eleição. O vereador de Caruaru Allyson da Farmácia é mais um a reforçar o grupo da candidata que busca substituir o deputado Pedro Serafim Neto na Casa Joaquim Nabuco.

Eriberto Medeiros – Durante toda essa campanha eleitoral, um dos maiores atos políticos realizados no Recife foi a reunião organizada pelo deputado estadual Eriberto Medeiros numa casa de eventos localizada no bairro do Prado, que contou com a presença da chapa majoritária da Frente Popular, do prefeito do Recife, Geraldo Julio, do líder de governo na Câmara, vereador Eriberto Rafael, e diversas lideranças políticas da capital pernambucana.

Milton Coelho – O candidato a deputado federal Milton Coelho deverá, ao lado de João Campos, ser a grande novidade do PSB na Câmara dos Deputados. Ele foi secretário de Administração de Paulo Câmara, vice-prefeito do Recife, e se destacou como um dos principais aliados de Eduardo Campos. Terá a grande oportunidade da sua vida de exercer um mandato parlamentar em Brasília a partir de 2019.

RÁPIDAS

Mais votado – Com apenas quatro pontos atrás de Jarbas Vasconcelos na disputa pelo Senado, Humberto Costa tem todas as condições de ser o senador mais votado no próximo domingo. Ele deverá ser impulsionado pela força do PT, de Lula e da Frente Popular. A maioria do meio político já faz essa aposta.

Debate – Sem o líder nas pesquisas, o debate da Globo para presidente não apresentou nenhum fato novo que pudesse mudar o quadro da eleição presidencial, que tem Jair Bolsonaro isolado na liderança e Fernando Haddad isolado na segunda colocação. Se houver segundo turno, Bolsonaro e Haddad se enfrentarão.

Inocente quer saber  – Com quase 40% dos válidos no Datafolha, Jair Bolsonaro poderá ser eleito no próximo domingo?

Por Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário