quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Itamaraty buscará apoio externo para reconstrução do acervo de museu


A pedido da Presidência da República, o Ministério das Relações Exteriores foi incluído no recém-criado comitê gestor que irá coordenar a reconstrução do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. A participação do Itamaraty não estava prevista na concepção inicial do comitê, que incluía os ministérios da Educação, da Cultura e a Casa Civil, além de bancos públicos.

O Palácio do Planalto quis um representante da diplomacia no comitê para coordenar as iniciativas em favor do Museu Nacional no âmbito externo, já que chefes de Estado e autoridades estrangeiras ofereceram nos últimos dias ajuda ao Brasil para reerguer o museu. O comitê gestor começa a trabalhar imediatamente e, ao longo dos próximos 12 meses, deverá organizar toda a reestruturação do Museu Nacional, inclusive o novo acervo – já que 90% do atual foram consumidos pelas chamas.

Paralelamente aos projetos e obras de arquitetura, o governo quer realizar uma campanha internacional para recompor, mediante doações e aquisições, o acervo do Museu Nacional. O presidente Michel Temer deu apoio pessoal a esta campanha. O envolvimento do Itamaraty foi considerado essencial para tratar das questões técnicas e jurídicas que envolvam futuras parcerias e acordos culturais.

Leia também

Já ofereceram ajuda ao Brasil os governos do Peru e do Egito, além do presidente da França, Emmanuel Macron. Pelas redes sociais, Macron afirmou que a “França oferecerá seus especialistas a serviço do povo brasileiro para contribuir para a reconstrução". A ministra da Cultura, Françoise Nyssen, destacou em comunicado ter oferecido ao embaixador brasileiro em Paris "todo o conhecimento dos agentes do Ministério da Cultura em aspectos de museografia, conservação e gestão de coleções e arquivos". (Por: Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário