domingo, 30 de setembro de 2018

Com a vitória de Haddad, a Cultura será prioridade, afirma Humberto


O líder da Oposição a Temer, Humberto Costa, se reuniu com diversos segmentos da Cultura pernambucana, na manhã dessa sexta-feira (28), no Espaço 13, bairro de Santo Antônio, para debater sobre o tema. “A perspectiva é de que a gente trate a Cultura como ela merece, com dignidade e respeito. O futuro presidente Haddad sempre teve olhos para a Cultura e deve dar prioridade ao tema”, afirmou o parlamentar que é candidato à reeleição.

Participaram do debate representantes de grupos culturais dos mais diversos segmentos. Também estavam presentes ícones como o cantor e compositor Fred Zero Quatro, os ex-secretários de Cultura da Prefeitura do Recife, Renato L e Roberto Peixe, a gerente em Políticas Culturais do estado, Taciana Portela e outros dirigentes da área da dança popular, música e literatura.

“Precisamos combater o Golpe que foi dado em 2016 e unir as esquerdas para que a Cultura volte a ter vez nesse país”, pediu Taciana Portela que já foi chefe da Representação Regional do Nordeste do Ministério da Cultura. Roberto Peixe, primeiro secretário de Cultura do primeiro mandato do prefeito João Paulo, falou da importância de reeleger Humberto senador. “Precisamos manter o mandato de Humberto Costa para podermos continuar trabalhando pela cultura e pelo povo de Pernambuco. Ele é o nosso candidato e precisamos elegê-lo novamente para o Senado Federal”, anunciou.

Humberto se comprometeu a estabelecer uma relação direta com os movimentos da Cultura nesse próximo mandato. “Precisamos debater constantemente sobre o tema e não apenas quando houver demandas. Quero ser o porta-voz das propostas de vocês lá no Senado Federal”, disse.

O senador lembrou quando atuou para aprovar a chamada nova lei do ECAD, ainda em 2013. O projeto pedia mais transparência nos recursos administrados pelo órgão e corrigia distorções históricas do sistema de arrecadação. “Com essa atualização da lei ECAD, fizemos uma síntese das contribuições onde não teve vencidos ou vencedores, mas que sem dúvida trouxe ganhos para o detentor dos direitos autorais”, concluiu o parlamentar.

Humberto recentemente pediu o adiamento da votação de um projeto de lei na Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) da Casa que acaba com o pagamento de direitos autorais por parte de hotéis, motéis e pousadas. Pelo texto, esses estabelecimentos, que executam obras musicais e audiovisuais em seus dispositivos de som, estariam livres do pagamento dos direitos de autores e artistas responsáveis pelas composições, prejudicando esses artistas e autores, favorecendo os empresários do ramo hoteleiro.

Antes do encontro com representantes dos segmentos da Cultura, Humberto participou de um “pinga fogo” com o candidato a deputado estadual, João da Costa, nos arredores do Mercado de São José, bairro de São José, no centro do Recife. “Muito bom encontrar com as pessoas e trocar ideias sobre como podemos ajudar o povo pernambucano. Também aproveitei para lembrar às pessoas que quem mudou o nosso país foi Lula e hoje quem pode ajudar novamente o povo é o companheiro Fernando Haddad, que trará aquele Brasil das conquistas sociais de volta”, assinalou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário