terça-feira, 3 de abril de 2018

MCTIC E FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES FIRMAM ACORDO PARA AMPLIAR FORMAÇÃO DE JOVENS NEGROS

Ministro Gilberto Kassab assinou o termo com o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente. O diretor de Inclusão Digital do MCTIC, Américo Bernardes, relatou que o programa Gesac atende cerca de 100 comunidades quilombolas espalhadas pelo país. Foto: Ascom/MCTIC

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) celebrou, nesta terça-feira (3), um acordo de cooperação com a Faculdade Zumbi dos Palmares (FAZP), de São Paulo, para desenvolver ações conjuntas de promoção da igualdade racial, por meio da qualificação profissional e do empreendedorismo.

O ministro Gilberto Kassab ressaltou que o foco do acordo é ampliar a participação de grupos e comunidades afrodescendentes nos programas de inclusão digital do MCTIC. “É um importante ato do poder público com a Faculdade Zumbi dos Palmares, no sentido de impulsionar a formação e a inclusão social, contribuindo para promover a igualdade racial no país.”

Entre outras ações, o acordo de cooperação busca ampliar o número de comunidades quilombolas atendidas com conexão à internet, por meio do programa Gesac, do MCTIC. Outra ação prevista é a formação de monitores e a oferta de cursos específicos para moradores dessas comunidades, por meio dos telecentros. De acordo com o diretor de Inclusão Digital do MCTIC, Américo Bernardes, atualmente, o ministério atende cerca de 100 comunidades quilombolas em todo o país. 

Para o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, José Vicente, a parceria com o MCTIC representa um reforço importante na formação, no desenvolvimento profissional e no acesso a oportunidades de trabalho das comunidades afrodescendentes. Segundo ele, existem barreiras que ainda impedem os negros de ocuparem espaços do mercado de trabalho. “O negro também é invisível no ambiente corporativo do nosso país. Precisamos retirar esses obstáculos que estão impedindo que esses talentos disputem em pé de igualdade as oportunidades.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário