sábado, 17 de março de 2018

No Fórum Econômico para América Latina, ministro destaca diálogo com o setor privado

Durante painel, ministro lembrou da importância da recuperação do orçamento para investimentos em ciência e tecnologia. Foto: Ascom/MCTIC

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, participou nesta quarta-feira (14) do Fórum Econômico Mundial para a América Latina, em São Paulo. Presente na abertura do evento, com o presidente Michel Temer, o governador Geraldo Alckmin e o prefeito João Doria, o ministro também se encontrou com representantes de entidades dos setores de telecomunicações e tecnologia, e executivos de empresas.

Kassab ressaltou que o MCTIC se vale do debate com os representantes do setor privado para desenvolver propostas e políticas públicas, como o Plano Nacional de Internet das Coisas – um conjunto de ações voltado para setores considerados prioritários, como saúde, cidades inteligentes, indústria e agricultura.

No discurso, o presidente Michel Temer destacou o lançamento nesta segunda-feira (12) do programa Internet para Todos, uma parceria do MCTIC com a Telebras para ampliar o acesso à banda larga nos municípios. “Nesta semana, em Brasília, nós e o ministro Gilberto Kassab lançamos um grande programa de inclusão digital com prefeituras de todo o país, permitindo levar a banda larga a todo o território nacional”, disse o presidente.

Já o governador Geraldo Alckmin ressaltou a construção do acelerador de partículas Sirius, no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP). “O governo federal deve inaugurar ainda este ano o projeto Sirius, de última geração e de grande importância para a tecnologia e educação no país”, afirmou.

Em debate com o reitor da Universidade de São Paulo, Vahan Agopyan, e a gerente-geral da IBM para a América Latina, o ministro Gilberto Kassab mais uma vez apontou a importância da luta por recursos para investimentos em ciência e tecnologia e, em especial, a aprovação de uma lei que impeça o contingenciamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Kassab lembrou ainda a regulamentação do Marco Legal de Ciência e Tecnologia, que aproxima a pesquisa científica do setor produtivo.

Ainda no Fórum Econômico Mundial para a América Latina, Kassab teve reunião bilateral com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luiz Alberto Moreno, para discutir a cooperação em ciência e tecnologia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário