quinta-feira, 15 de março de 2018

CURTINHAS

Inelegivel – Com a condenação de João Paulo pelo TJPE ontem, o ex-prefeito ficou inelegivel e consequentemente estará fora das eleições deste ano. Pela lei da Ficha Limpa, quando um político é condenado por órgão colegiado não consegue candidatar-se a nenhum cargo. O caso de João Paulo é idêntico ao de Lula, que também está fora das eleições deste ano.

Polivalente – João Fernando Coutinho ao oficializar a ida para o PROS ficou mais flexível para decidir em qual coligação estará. Evidentemente a prioridade é continuar na Frente Popular, mas poderá considerar outras chapas se forem necessários menos votos para se eleger. João deixou de ser soldado raso no PSB para ter patente alta no PROS.

Desidratação – O deputado federal Betinho Gomes (PSDB) vem passando por um momento extremamente difícil na sua carreira política no Cabo de Santo Agostinho. Seu grupo vem desidratando a olhos vistos, todos os dias tem uma baixa significativa. Desta vez quem o deixou foi o advogado Tadeu Anjos, que nas eleições de 2016 obteve 1.353 votos. O tucano vem definhando tanto no Cabo quanto em Jaboatão, suas principais bases nas eleições de 2014 quando chegou ao mandato na Câmara Federal.

Vereadores – O advogado eleitoral Bruno Martins alerta que não existem mais dúvidas de que a janela partidária não se aplica aos vereadores em 2018. Apenas os deputados federais e estaduais, que estão em fim de mandato, se beneficiam do instituto. O entendimento foi sacramentado em sessão do TSE, em Brasília na terça-feira (13), na resposta dada à consulta feita pelo deputado federal Fernando Francischini (PSL-PR). Com isso, o vereador que mudar de partido para ser candidato em 2018, pode ter o mandato requerido pelos partidos, suplentes ou Ministério Público na Justiça Eleitoral.

RÁPIDAS

Fenômeno – A vereadora Marília Arraes não é apenas um fenômeno de votos, uma vez que já possui dois dígitos nas pesquisas para governadora. Nas redes sociais ela é de longe a pré-candidata mais bem-quista dentre os postulantes ao Palácio do Campo das Princesas. Faltando seis meses para a eleição, Marília já é mais forte do que Eduardo era em 2006 neste mesmo período.

Daniel Coelho – O deputado federal Daniel Coelho fez uma enquete no Instagram perguntando se deveria sair do PSDB. 82% disseram que ele deveria sair do partido. O caminho de Daniel será o PPS e ele pretende ser candidato a senador na chapa de Armando Monteiro.

Inocente quer saber – O que Gleisi Hoffman e Paulo Câmara conversaram no escritório de representação do governo de Pernambuco em Brasília?

Por Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário