quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Ministro destaca parcerias em lançamento de programa de startups


O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, participou nesta quarta-feira (07) da cerimônia de lançamento do programa Creative Startups, em São Paulo. Em sua terceira edição, o programa é promovido pela Samsung em parceria com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o Centro Coreano de Economia Criativa e Inovação (CCEI), com apoio do MCTIC.

“Este Governo tem realizado importantes transformações, que precisam da parceria da iniciativa privada, academia e universidades, para serem bem-sucedidas. Isso é o que acontece no Brasil hoje. O que estamos vivendo nesta sala, acontece em centenas de ambientes por ano, e isso é muito importante. Seja quando a gente tem a oportunidade de incentivar as ações, lançando o primeiro satélite de propriedade do governo brasileiro, que vai nos dar oportunidade de levar conectividade a qualquer localidade do país pela primeira vez, seja abrindo espaço para conquistarmos mais recursos públicos, para estabelecer mais parcerias, e assim ter um país mais desenvolvido, moderno e inovador”, afirmou Kassab

A parceria com a Samsung começou em 2015 e desde então vem selecionando e oferecendo suporte a empreendimentos inovadores em áreas de interesse da multinacional sul-coreana. A cooperação no desenvolvimento do programa inclui aporte de recursos provenientes de renúncia fiscal, amparado pela Lei de Informática. Entre 2015 e 2020, a empresa planeja investir US$ 5 milhões na iniciativa.

O secretário de Políticas de Informática do MCTIC, Thiago Camargo, destacou as ações do Governo Federal na criação de um ambiente e de infraestrutura para a inovação. “Este Governo faz isso pela gestão e por ações estruturantes. Pela gestão, destaco ações como o lançamento do Satélite Geoestacionário, que só aconteceu, mesmo num período de crise, por iniciativa do presidente Michel Temer e do ministro Kassab. Nas ações estruturantes, ações como a medida provisória 810, que modifica a Lei de Informática e reconhece como pesquisa e desenvolvimento, investimentos em startups e em fundos de IVC, como inovação e permite o uso de recursos da Lei para isso”, afirmou, lembrando que em breve devem ser lançados a Estratégia Brasileira de Transformação Digital, o Plano Nacional de Internet das Coisas e a continuidade do programa Startup Brasil.

O Creative Startups é desenvolvido por meio de rodadas, que duram aproximadamente 6 meses. A cada rodada, um novo grupo de startups é selecionado para participar, passando a ser apoiado pela Samsung, Anprotec e incubadoras de empresas de diferentes regiões do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário