sábado, 24 de fevereiro de 2018

CURTINHAS

Eleições – Parceria entre os órgãos públicos e apoio da população. Esses são os principais instrumentos com que o Fórum Pernambucano de Combate à Corrupção (FOCCO-PE) espera contar para reforçar a fiscalização e o controle da aplicação dos recursos públicos neste ano de eleição. O FOCCO-PE vai promover capacitação de pessoas da sociedade civil organizada para auxiliar na fiscalização dos recursos públicos. O FOCCO-PE entende que é necessário intensificar o trabalho contra a corrupção em 2018, pois a experiência tem mostrado que o volume de irregularidades costuma aumentar em ano de eleição. “É muito comum que parte desses desvios acabe financiando campanhas eleitorais e até mesmo a compra de votos”, explica o coordenador-geral do FOCCO-PE, Fábio George Cruz da Nóbrega, membro do MPF.

Novo Inocêncio – Na eleição de 2006, o então deputado federal Inocêncio Oliveira foi desprezado por Mendonça Filho e sua equipe, quando negaram-lhe qualquer tipo de espaço no governo. Ele deixou o PFL, foi para o então PL, hoje PR, e levou toda sua tropa para Eduardo Campos que estava desacreditado e ganhou a eleição. Guilherme Uchoa, guardadas das devidas proporções, poderá desempenhar o mesmo papel caso decida apoiar um candidato da oposição.

Jusificativa – O deputado federal Eduardo da Fonte além do argumento de ter o ânimo de candidatos que não teriam a menor chance no chapão e que teriam desejo de disputar na chapinha, lembra que a legislação mudou, e que com o chapão e a chapinha lançados, a Frente Popular terá direito a lutar por duas sobras, podendo eleger separadas até 19 deputados, e todo mundo junto, elegerá na melhor das hipóteses 15 parlamentares.

Confusão – A Assembleia de Deus de Pernambuco teve que se explicar ao Ministério Público Eleitoral por conta de um pastor que queria ser candidato em Garanhuns e não recebeu a benção da igreja. O Pastor Ailton, presidente da instituição, disse que não interferia nos candidatos, porém todos sabem que Irmã Aimee no Recife, Presbítero Adauto na Alepe e Pastor Eurico chegaram ao mandato por obra e graça da igreja, que orienta seus fiéis de tal forma que os votos são parecidos com os de cabresto do interior. Com a confusão já se fala em destituição da direção da igreja, o que deve trazer desgaste para as eleições deste ano.

RÁPIDAS

Contradição – O deputado federal Silvio Costa, pré-candidato a senador pelo Avante, lamentou que o PT tenha abdicado de lançar a candidatura de Marília Arraes para formalizar aliança com o PSB. Ele lembra que o PSB ajudou a resolver o impeachment de Dilma Rousseff, e ocorrendo a aliança, haverá a união de golpistas e golpeados em torno da reeleição de Paulo Câmara.

Chapa – Ganha força uma tese que já foi ventilada, que seria uma chapa encabeçada por Michel Temer, que tentará a reeleição, com o ministro da Fazenda Henrique Meirelles na condição de vice-presidente. O mote está desenhado que é o presidente e o ministro que recuperaram a economia brasileira.

Inocente quer saber – Se romper com Paulo Câmara, Guilherme Uchoa apoiará Armando Monteiro ou Fernando Bezerra Coelho?

Por Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário