quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

CURTINHAS

Força – O deputado federal Augusto Coutinho, que está no segundo mandato na Câmara dos Deputados, tem um grande prestígio em Brasília. Além de ser uma figura bastante respeitada pelos pares, vem exercendo grande peso na política por ter grande interlocução no governo federal. Além do mais, Coutinho comanda um importante partido no estado, que é o Solidariedade.

Defesa – A senadora Rose de Freitas fez uma defesa bastante contundente ao deputado Jarbas Vasconcelos durante a reunião da executiva nacional, que deliberou sobre o novo pedido de dissolução no diretório estadual do MDB. O vice-governador Raul Henry comemorou a postura da senadora.

Aposta – Parte expressiva da bancada federal de Pernambuco acredita que a questão do MDB será resolvida a favor de Fernando Bezerra Coelho por conta de que essa questão jurídica tende a ter um desfecho pelo fator interna corporis, e que Jarbas e Raul não pagarão pra ver, ficando até depois do dia 7 de abril quando se encerra o prazo de filiação.

Lixões – A procuradora geral do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO), Germana Laureano, vai encaminhar ao Ministério Público do Estado (MPPE) o estudo e banco de dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre os “lixões” em Pernambuco. TCE e MPCO querem que os prefeitos sejam responsabilizados por possível improbidade e crime ambiental. Dos 184 municípios, 114 continuam despejando os resíduos sólidos em “lixões”. “O despejo de grandes quantidades de lixo em locais inadequados contribui para que o chorume e os gases tóxicos, produzidos pela decomposição do material, contaminem o solo, os lençóis freáticos, as reservas de água potável e o ar que respiramos, implicando sérios riscos à saúde humana, e provocando a morte de animais e a destruição da flora local”, alerta o estudo do TCE. O Estado de Pernambuco tem apenas 13 aterros sanitários para descartar o lixo corretamente, quando seriam necessários, no mínimo, 54 locais.

Em alta – A especulação sobre o nome do deputado federal Jorge Côrte Real (PTB) para assumir o Ministério do Trabalho mostrou que o parlamentar está com muita moral em Brasília. Seu nome foi defendido pela bancada e comentado por boa parte da imprensa nacional, que inclusive elogiou a indicação. Porém o próprio deputado recusou a oferta afirmando que será candidato à reeleição em 2018.

RÁPIDAS

Valor – Por conta do fundo partidário, do tempo de televisão e agora do fundo eleitoral, o peso de um deputado federal se tornou fundamental para um partido político, que terá que sobreviver a uma cláusula de barreira cada vez mais rígida. Ter deputado federal eleito pelo partido virou questão de vida ou morte para os partidos políticos, que não farão tanta questão de eleger senadores e governadores, mas sim deputados federais.

Candidatura – Apesar da rejeição, em Brasília quase todos dão como certa a candidatura de Michel Temer a reeleição depois do processo de intervenção no Rio de Janeiro. Temer gostou do cargo e não teria absolutamente nada a perder tentando um novo mandato. A pauta de segurança pública pode ser o movimento que faltava ao presidente para consolidar sua tentativa de conquistar um segundo mandato.

Inocente quer saber – Onde já se viu um candidato ser rejeitado num partido por excesso de votos?

Por Edmar Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário