terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Sinal analógico de TV será desligado em Curitiba e região nesta quarta-feira (31)


O sinal analógico de televisão será desligado nesta quarta-feira (31) em Curitiba e mais 26 municípios do Paraná, beneficiando uma população de 3,8 milhões de pessoas. O cronograma foi confirmado durante reunião do Gired, grupo responsável pela implantação da TV digital no Brasil.

Ainda na região Sul, o sinal analógico começa a ser desligado nesta quarta em Florianópolis e mais seis cidades de Santa Catarina, e em Porto Alegre e outros 106 municípios do Rio Grande do Sul. Nesses dois agrupamentos, o desligamento será concluído em 28 de fevereiro e 14 de março, respectivamente, beneficiando um total de 6,7 milhões de habitantes.

Também de forma progressiva será feita a transição para o sistema digital nos agrupamentos do Ribeirão Preto e Franca, no interior de São Paulo, onde será concluída em 21 de fevereiro. Juntos, esses dois agrupamentos somam 2,1 milhões de pessoas. 

No total, uma população de 12,7 milhões de pessoas será beneficiada pelo desligamento do sinal analógico que começa nesta quarta-feira em 186 cidades do interior de São Paulo e estados da região Sul. A decisão do Gired leva em consideração pesquisas recentes realizadas nos cinco agrupamentos, que apontaram o índice de domicílios que estão preparados para receber o sinal digital de televisão. Para ocorrer o desligamento, o percentual mínimo exigido é de 90%, conforme portaria do MCTIC.

A pesquisa Ibope apresentada durante a reunião apontou que o agrupamento de Curitiba (PR), que inclui 27 cidades, conta atualmente com um índice de 91% das residências aptas a receber a TV digital. Com isso, a região atendeu a condição para realizar o desligamento do sinal analógico.

Já o grupo de 107 municípios gaúchos, que inclui a capital Porto Alegre (RS), está com um percentual de 88% dos domicílios digitalizados. Em Florianópolis (SC) e mais seis cidades do entorno, o índice apurado foi de 89% das residências prontas para receber o sinal digital. Portanto, Rio Grande do Sul e Santa Catarina não atingiram o percentual mínimo de 90% para fazer o desligamento do sinal analógico de imediato.

Já nos agrupamento do interior de São Paulo, o levantamento em 20 municípios da região de Ribeirão Preto e em outros 25 cidades da região de Franca mostrou que 89% dos domicílios estão prontos para a implantação da TV digital. Por essa razão, o desligamento do sinal nesses grupos será realizado de forma gradual e finalizado no dia 21 de fevereiro. Essa decisão do Gired considerou uma projeção feita pelo Ibope de que essas duas regiões terão 91% de domicílios preparados para a TV digital até esta quarta-feira. Isso porque a pesquisa nos dois agrupamentos foi realizada entre os dias 15 e 26 de janeiro, e a cada dia aumenta o número de residências digitalizadas. Nos grupos de Ribeirão Preto e Franca residem cerca de 2 milhões de habitantes.

Em todas as cidades, os telespectadores serão avisados sobre a data inicial e final do desligamento do sinal analógico por meio de cartelas informativas inseridas durante a programação das emissoras de televisão. Além disso, continua sendo feita a distribuição gratuita de kits de conversores digitais para famílias cadastradas em programas sociais do governo federal.

Maranhão

Durante a reunião do Gired também foram mostrados os resultados de pesquisas realizadas nos agrupamentos em que o sinal analógico será desligado daqui a 60 dias. O destaque foi o Maranhão. O agrupamento que inclui a capital São Luís (MA) e mais nove cidades já está com 92% dos domicílios aptos a receber o sinal digital e cumpre as condições para o desligamento no dia 28 de março, dois meses antes da data prevista. Outros grupos do interior de São Paulo que também deverão fazer a transição para o sistema digital na mesma data são Bauru (88%), Presidente Prudente (84%) e São José do Rio Preto (80%).

Balanço

Com mais essa etapa de desligamento do sinal analógico de TV, a implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital vai abranger um total de 492 municípios, beneficiando uma população total de 85 milhões de pessoas. Desde o início do processo, o sinal analógico já foi desligado em Rio Verde (GO); Brasília e 9 cidades do entorno do Distrito Federal; São Paulo e 38 cidades do estado; Goiânia e mais 28 municípios de Goiás; Recife e outras 13 cidades de Pernambuco; Salvador e mais 19 cidades da Bahia; Fortaleza e outras 14 cidades do Ceará; Vitória e mais seis cidades do Espírito Santo; A capital do Rio de Janeiro e 18 municípios do entorno, além de Belo Horizonte e outras 38 cidades de Minas Gerais. O fim das transmissões analógicas no interior de São Paulo ocorre de forma progressiva e já abrange 157 cidades das regiões de Santos, Campinas, Vale do Paraíba, Ribeirão Preto e Franca.

Agrupamento Curitiba (PR)

Municípios do estado do Paraná: Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Carambeí, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Imbituva, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Palmeira, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais, Teixeira Soares, Tijucas do Sul, Tunas do Paraná.

Agrupamento Florianópolis (SC)

Municípios do estado de Santa Catarina: Antônio Carlos, Biguaçu, Florianópolis, Palhoça, Paulo Lopes, São José e São Pedro de Alcântara.

Agrupamento Porto Alegre (RS)

Municípios do estado do Rio Grande do Sul: Alto Feliz, Alvorada, Araricá, Arroio do Meio, Arroio dos Ratos, Balneário Pinhal, Barão, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Bom Princípio, Bom Retiro do Sul, Brochier, Butiá, Cachoeirinha, Campestre da Serra, Campo Bom, Canela, Canoas, Capela de Santana, Capitão, Capivari do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Charqueadas, Cidreira, Colinas, Cotiporã, Cruzeiro do Sul, Dois Irmãos, Eldorado do Sul, Estância Velha, Esteio, Estrela, Farroupilha, Fazenda Vilanova, Feliz, Flores da Cunha, Garibaldi, General Câmara, Glorinha, Gramado, Gravataí, Guaíba, Harmonia, Igrejinha, Imbé, Imigrante, Ipê, Ivoti, Lajeado, Lindolfo Collor, Linha Nova, Maratá, Mato Leitão, Minas do Leão, Monte Belo do Sul, Montenegro, Morro Reuter, Nova Hartz, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Osório, Palmares do Sul, Pareci Novo, Parobé, Paverama, Picada Café, Portão, Porto Alegre, Pouso Novo, Presidente Lucena, Rolante, Salvador do Sul, Santa Clara do Sul, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula, São Jerônimo, São José do Hortêncio, São José do Sul, São Leopoldo, São Marcos, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, São Valentim do Sul, São Vendelino, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Sentinela do Sul, Tabaí, Tapes, Taquara, Taquari, Teutônia, Tramandaí, Três Coroas, Triunfo, Tupandi, Vale Real, Veranópolis, Viamão, Westfália, Xangri-Lá.

Agrupamento Ribeirão Preto (SP)

Municípios do estado de São Paulo: Altinópolis, Barrinha, Brodowski, Cravinhos, Jaboticabal, Jardinópolis, Luís Antônio, Morro Agudo, Orlândia, Pitangueiras, Pontal, Ribeirão Preto, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana, Sertãozinho e Taquaral.

Agrupamento Franca (SP)

Municípios do estado de São Paulo: Aramina, Barretos, Batatais, Buritizal, Colina, Colômbia, Cristais Paulista, Franca, Guaíra, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jaborandi, Jeriquara, Miguelópolis, Nuporanga, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário