segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Em semanas, cidades do projeto-piloto do Internet para Todos terão acesso à banda larga

Ministro explicou que custo para as prefeituras será mínimo. Foto: Ascom/MCTIC

Neste final de semana, dezenas de prefeitos, vereadores e lideranças políticas das regiões de Guararapes e de Itapeva, no interior de São Paulo, conheceram o Internet para Todos, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O ministro Gilberto Kassab apresentou os detalhes do maior programa de inclusão social do governo federal.

“O Internet para Todos é uma iniciativa extraordinária, que vai beneficiar milhões de brasileiros. A implantação é rápida e imediata. As cidades que participarão do piloto terão em poucas semanas as antenas instaladas e a conectividade realizada e as demais a partir de dois a três meses terão banda larga nas localidades que hoje não tem”, explicou Kassab.

A iniciativa tem o objetivo de conectar milhares de localidades em todo o país sem acesso à rede mundial de computadores. Para isso, usará a capacidade do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), lançado em maio de 2017. Por meio de convênios com os ministérios da Defesa, da Educação e da Saúde, a conexão do equipamento também será usada para monitoramento de fronteiras, conexão de escolas públicas, postos de saúde e hospitais.

No sábado (27), em Guararapes, Kassab incentivou os prefeitos a participarem do programa, que não terá custo aos municípios. “O que deveria ser pago já foi com o lançamento do satélite. Só nos últimos 18 meses, o governo pagou cerca de R$ 3 bilhões de reais.”

Para as cidades, basta enviar um oficio revelando o interesse em participar do Internet para Todos, indicar o bairro ou distritos que ainda não têm banda larga e definir uma área para a instalação da antena. “A segurança desta pequena área caberá à prefeitura, o custo irrisório da energia elétrica desse equipamento e a isenção do ISS das atividades ligadas ao programa. Portanto, praticamente sem qualquer custo ao município”, explicou o ministro.

Itapeva

Já no domingo (28), quem teve a oportunidade de conhecer o Internet para Todos foi a região de Itapeva. Na reunião, estiveram prefeitos do sudoeste do estado de São Paulo. Durante a apresentação, o ministro Kassab anunciou que a cidade será um dos municípios incluídos no projeto-piloto da iniciativa.

“Aqui em Itapeva há um distrito com 5 mil pessoas sem qualquer acesso à internet. Esta situação vai acabar logo, porque será um dos primeiros a serem beneficiados. Em poucas semanas, já instalaremos a antena e a conectividade vai chegar nessa localidade. Nas demais cidades  o benefício chegará em dois a três meses”, detalhou.

A agilidade do programa no atendimento às prefeituras se deve pela simplicidade na instalação dos equipamentos e na tramitação desburocratizada. “Além disso, é rápido porque utilizaremos o satélite. Basta colocar uma antena e a localidade já está com a conectividade realizada em postos de saúde, escola, na agricultura e para a população que terá um custo reduzido para usar a internet.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário