sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Chuva causa alagamentos e complica trânsito

Do G1/PE

A madrugada e a manhã desta sexta-feira (19) foram marcadas por chuvas intensas na Região Metropolitana do Recife (RMR), que geraram transtornos devido a pontos de alagamento. A Agência de Águas e Climas de Pernambuco (Apac) registrou, até as 9h, 51,28 milímetros de chuva no bairro da Várzea, no Recife. O esperado para todo o mês, para o Grande Recife, é de aproximadamente 100 milímetros.

Na tarde de ontem, a Apac havia emitido um alerta indicando probabilidade de chuvas com intensidade moderada a forte em três regiões do estado: a Região Metropolitana do Recife, a Zona da Mata e o Agreste Setentrional e Central. A previsão é válida até sábado (20).

Em Olinda, a chuva causou alagamentos em diversos pontos da cidade. Na PE-15, principal via de acesso para os municípios de Paulista e Recife, além da água, há muito lixo acumulado nas vias. Ao lado do viaduto em Ouro Preto, apenas caminhões conseguem passar devido ao alagamento.

De acordo com a Agência de Águas e Climas de Pernambuco (Apac), o município pernambucano que registrou maior índice de chuvas nas últimas 24h, entre as 9h da quinta (19) e 9h da sexta-feira (20), foi Tamandaré, no Litoral Sul do estado, com 87,72 milímetros de chuva.

Em Olinda, foram registrados 35,86 milímetros de chuva na últimas 24 horas, no bairro de Cidade Tabajara. Na Zona da Mata do estado, Rio Formoso teve 66,46 milímetros de chuva, Itambé teve 65 milímetros e Gameleira aparece com 54 milímetros.

Na Zona Sul do Recife, a Avenida Mascarenhas de Morais, no bairro da Imbireibeira, teve um lado da via alagada, nas proximidades do Viaduto Tancreo Neves. A Rua Ernesto de Paula Santos, em Boa Viagem, também registrou ponto de alagamento. No bairro do Ipsep, a água na Avenida Senador Robert Kennedy quase alcançou os canteiros das árvores na calçada.

A orientação da Defesa Civil do Recife aos moradores de áreas de risco é sair dos imóveis e procurar abrigo em locais seguros. A Codecir mantém um plantão permanente de 24h e pode ser acionada através do telefone 0800 081 3400. A ligação é gratuita. Já o acompanhamento das chuvas pode ser feito no site da Apac.

Nenhum comentário:

Postar um comentário