terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Internet para Todos vai atender todos os municípios do país em 18 meses, diz ministro



O programa Internet para Todos vai atender 40 mil pontos sem conectividade em todos os municípios do país em 18 meses. A meta foi apresentada nesta segunda-feira (11) em Florianópolis (SC) pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, após reunião com o governador do estado, Raimundo Colombo.

O Internet para Todos será lançado oficialmente em janeiro de 2018, quando 300 municípios de São Paulo, Amazonas e Santa Catarina, considerados prioritários, farão a adesão ao programa. Nesses municípios, os primeiros pontos devem estar conectados em fevereiro.

“Inquestionavelmente, é o maior projeto de inclusão social do Brasil hoje”, afirmou o ministro Gilberto Kassab. “É só pensar como é a vida de uma criança que não teve internet na sua infância, no seu lar, comparada com aquela criança que teve.”

O ministro explicou que o governo federal identificou 40 mil pontos sem internet em todo o Brasil. “Aqui em Santa Catarina, são centenas de pontos onde a comunidade não tem acesso à internet, em especial nas áreas rurais. Isso vai fazer com que as pessoas tenham mais igualdade no seu desenvolvimento e também vai beneficiar o empreendedor, que vai poder levar sua atividade para regiões que antes não contavam com internet. Um exemplo é a agricultura de precisão, que poderá chegar a qualquer canto de Santa Catarina”, disse Kassab.

Contrapartidas

Segundo o ministro, o custo para as prefeituras é zero. Caberá ao município, na área sem conectividade, selecionar um terreno para que o governo federal instale uma antena. Além de garantir a segurança desse terreno, a prefeitura também deverá arcar com as despesas que essa antena vai consumir. Já a câmara de vereadores deverá aprovar um projeto para isentar essa operação da cobrança do ISS.

“Atendidas essas três premissas, o município está pronto para que essa antena comece a funcionar, e aí qualquer provedor credenciado poderá colocar a sua torre e operar. A tarifa será bem mais baixa que a do usuário comum. É um programa que ninguém perde. Só se ganha”, disse o ministro.

Ele lembrou que o governo federal já investiu R$ 2,8 bilhões no Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em órbita desde maio de 2017. “Quando assumimos a gestão, havia um imenso desafio diante da conjuntura econômica do país. Tínhamos que alocar recursos aproximados de R$ 1,5 bilhão. A equipe econômica mostrou preocupação, mas fomos muito firmes,  contamos com o apoio do presidente da República, e os recursos foram liberados, o satélite foi lançado, e agora estamos levando internet para milhões de brasileiros que antes não tinham.”

Com um tempo de vida útil de 18 anos, o SGDC terá 30% da sua capacidade disponibilizada para o Ministério da Defesa, que a usará para monitorar 100% das fronteiras do país. “Para o Brasil, isso significa enfrentamento com mais eficiência do tráfico de drogas e do contrabando, o que é notável”, ressaltou o ministro.

Um segundo convênio, de acordo com Kassab, foi assinado  com o Ministério da Educação para implantar internet em todas as escolas públicas do país. “Já estamos levando para 7 mil escolas em 2018”, destacou.

Um terceiro convênio será firmado com o Ministério da Saúde para levar internet para postos de saúde e hospitais. Já há um acordo para conectar mil localidades de comunidades indígenas. O quarto convênio é diretamente com os municípios.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário