segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Ação conjunta entre Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros resulta na maior operação de segurança da história do Polo de Confecções


Ação conjunta entre Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros resulta na maior operação de segurança da história do Polo de Confecções

Na manhã desta segunda-feira (20) foi anunciada pelo Secretário-executivo de Defesa Social, Humberto Freitas, a Operação Têxtil, considerada a maior ação já realizada pela segurança do Polo de Confecções do Agreste. Um conjunto de ações de que serão desempenhadas pela Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros das cidades de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru. A coletiva com a imprensa aconteceu no estacionamento do Moda Center Santa Cruz, ao lado de uma das delegacias móveis, que já está em operação.

Determinada pelo governador Paulo Câmara (PSB), após articulação do deputado estadual Diogo Moraes (PSB) com integrantes das associações comerciais, a Operação Têxtil visa fortalecer as ações de combate à criminalidade, especialmente contra crimes ao patrimônio. 

Segundo Humberto Freitas, todas as ações somadas trarão resultados rápidos e poderão ser utilizadas em outros períodos do ano. “Os índices e resultados da operação serão estudados para que num segundo momento possamos analisar o que deverá permanecer para as feiras que prosseguem durante o ano”, pontuou o secretário-executivo.


O deputado Diogo Moraes falou da inclusão da ação no calendário de eventos de Pernambuco. “Quem diria que teríamos uma operação de fim de ano tão completa? A Operação Têxtil, a partir de 2018, passará a fazer parte do calendário do Governo do Estado, como o Galo da Madrugada e o São João de Caruaru.” Em seguida o deputado agradeceu o empenho dos profissionais envolvidos. “Quero agradecer o empenho de cada policial, de cada um que sai da sua casa para defender o povo trabalhador”, finalizou.


Para Alan Carneiro, síndico do Moda Center Santa Cruz, a ação representa algo inédito para o Agreste. “Essa operação vai marcar a história do Polo de Confecções. Ontem tivemos a maior feira do ano e esse movimento vai se intensificar cada vez mais. A gente agradece ao deputado Diogo Moraes pela presteza e pela cobrança junto às autoridades para que a gente pudesse estar vivenciando essa situação”, disse.


Representando o município de Toritama e o Parque das Feiras da cidade, Prudenciano Gomes comemorou a grandeza do acontecimento. “Hoje temos todas as polícias voltadas para o Polo de Confecções defendendo o cliente que vem aqui comprar. A gente precisava desse tratamento especial. Estamos apoiando essas ações que jamais deverão deixar de existir. Continuaremos trazendo essas ações junto com Governo do Estado, o deputado Diogo Moraes e demais associações” concluiu.

Após o evento da coletiva, Diogo Moraes acompanhou o secretário-executivo Humberto Freire e comitiva da Secretaria de Defesa Social em visita a Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Capibaribe, que está sendo reestruturada, e ao 24º Batalhão da Polícia Militar. Em seguida, seguiu para a Assembleia Legislativa de Pernambuco, onde fez discurso sobre a Operação Têxtil no plenário. Na ocasião, o parlamentar destacou todas as ações de segurança que estão sendo feitas pelo Governo estadual, como a criação do 2º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (2º Biesp), em Petrolina, e da 11ª Companhia Independente da Polícia Militar (11ªCIPM), no Agreste, e do 26º Batalhão da Polícia Militar (26º BPM), na Região Metropolitana do Recife.

Conheça, abaixo, as ações que estão inclusas na Operação Têxtil:

- Implementação de duas delegacias móveis, uma em Toritama e outra em Santa Cruz do Capibaribe. Os equipamentos permitem que as equipes reforçadas da Polícia Militar e Civil tenham mais rapidez nas ocorrências, facilitando os flagrantes.

- Reforço na atuação do 24º e do 4º Batalhão da Polícia Militar. Desde o início do mês, os dois efetivos já estão realizando ações reforçadas e preventivas de crimes contra o patrimônio. 

- Efetivos da Rocam, Rádio Patrulha e Unidade Choque do Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (Biesp) participando das ações integradas no Polo de Confecções, como rondas e patrulhamento das rodovias.

- A 3ª Companhia do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi de Toritama) realizará atividades intensificadas de patrulhamento e ações contra grupos que praticam assaltos nas rodovias.

- Uma aeronave do Grupo Tático Aéreo (GTA) foi destacada com exclusividade para o Agreste e está sendo utilizada nos locais com grande concentração de pessoas, apoiando as ações policiais.

- Unidades do Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Capibaribe, Toritama e Caruaru estarão realizando ações preventivas e educativas nos locais de feira com intuito de prevenir incêndios e ordenar locais para evacuação de áreas, caso necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário