terça-feira, 5 de setembro de 2017

Diap 2017: Luciana mais uma vez entre os mais influentes do Congresso Nacional


“O resultado da pesquisa do Diap, que lista os 100 mais influentes do Congresso Nacional, demonstra mais uma vez que a nossa bancada, embora pequena na quantidade, é gigante na combatividade, na influência e no debate de ideias. Parafraseando Castro Alves, somos pequenos, mas temos o olhar nos Andes”, disse a deputada Luciana ao tomar conhecimento do resultado da pesquisa do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) que elabora a lista dos 100 políticos mais influentes do Congresso Nacional, os chamados “Cabeças” do Congresso.

A lista traz 60 deputados e 40 senadores que se destacam no processo decisório na Câmara dos Deputados e no Senado. São aqueles que se destacam pela “capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá- las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão”, conforme estabelecido no resultado divulgado pelo Diap.

Luciana foi apontada como articuladora. De acordo com o Diap, articuladores são parlamentares “com excelente trânsito nas diversas correntes políticas, cuja facilidade de interpretar o pensamento da maioria os credencia a ordenar e criar as condições para o consenso”. A pesquisa destaca ainda que no perfil dos parlamentares articuladores normalmente, está o livre acesso aos bastidores, ao poder institucional e um alto grau de fidelidade às diretrizes partidárias ou ideológicas do grupo político que integram.

Além da Luciana Santos, que preside nacionalmente o PCdoB, outros cinco comunistas integram a lista: a líder da bancada, Alice Portugal (BA); o deputado Daniel Almeida (BA); a vice-líder da Minoria, deputada Jandira Feghali (RJ); o deputado Orlando Silva (SP); e a senadora Vanessa Grazziotin (AM). Na lista de parlamentares em ascensão, consta ainda a deputada Jô Moraes (MG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário