quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Raquel Lyra acompanha serviços de aração em benefício de agricultores


Em visita à Zona Rural na terça (29), a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, acompanhou os serviços que vêm sendo executados pela Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural do município. Com os barreiros e barragens municipais limpas e cheias, e as chuvas na região do período, a principal solicitação dos agricultores nos últimos meses, foram as máquinas para realizarem os serviços de arações das lavouras. A prefeita viu de perto o resultado do trabalho realizado e conversou com agricultores.

“Retornamos aos lugares da Zona Rural, onde tivemos o compromisso de campanha de trabalhar as aração de terras, os barreiros e as barragens de quem investe na produção rural de Caruaru. Encontramos muitas terras que já foram aradas pela prefeitura e novas arações que ainda estão sendo feitas, aproveitando o restinho das chuvas. Os agricultores me garantiram que a colheita de feijão e milho é certa para daqui há 60 ou 90 dias”, comemorou Raquel.

Em Serrote dos Bois, a prefeita visitou o agricultor José Abdias, que realizou o plantio de milho e feijão com a ajuda das arações da prefeitura. “Já plantei e colhi a primeira safra de milho e a segunda tá já bonecando, tá tudo uma riqueza por aqui”, declarou o agricultor. Já em Lagoa de Pedra, o agricultor Luiz Tibúrcio, de 77 anos, que plantou milho há 15 dias, comemorava a lavoura que já está brotando no roçado. “Aqui eu pedi a máquina para plantar e garantir o milho da minha família e para a ração dos meus animais, que conseguiram passar pela seca e agora é só alegria”, falou.

Os serviços foram garantidos pela prefeitura após a conclusão do processo licitatório, que conseguiu destinar recursos próprios para contratação de horas/máquinas e realizar o serviço de aração de terras na Zona Rural do município. Através da licitação, a secretaria passou a ter condições de atender à solicitação para que um número maior de agricultores pudessem realizar os trabalhos em suas propriedades rurais. O trabalho está em andamento e é importante para dar suporte aos produtores que não precisam pagar pelo serviço.

No Primeiro Distrito, os agricultores solicitaram os serviços para Vila de Peladas, Pau Santo, Murici, Taquara de São Pedro, Brejo da Palmeira, Posto Agamenon, entre outros. Já no Segundo Distrito, as máquinas realizaram os serviços e finalizaram os pedidos de aração de terras em Lagoa Roçada, Cachoeira Seca, Juá, Pé de Serra de Laje, nos assentamentos Normandia e Irmã Dorothy e em outras localidades.

Os agricultores de Barbatão, Serra Verde, Serra Velha e Malhada de Pedra solicitaram os serviços no Terceiro Distrito e foram atendidos. As máquinas também seguiram para o Quarto Distrito, onde foram feitas as arações em Sítio Capim, Xicuru, Sítio Macaco, Marimbondo, Japecanga, Serrote dos Bois, Xique Xique, Lagoa de Pedra, Cajazeiras, entre outros. O trabalho continua e antes mesmo da conclusão dos serviços em todos os distritos, já foram realizadas aproximadamente 1000 horas de serviços realizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário