quarta-feira, 26 de julho de 2017

Ricardo Teobaldo visita obras da Barragem de Ingazeira


Depois de obter do ministro Helder Barbalho (Integração) a garantia da retomada das obras da Barragem de Ingazeira, o deputado federal Ricardo Teobaldo (Podemos) visitou na tarde desta segunda-feira o canteiro de obras da barragem que começa a tomar forma para o reinício dos trabalhos. Estiveram presentes na visita os prefeitos Sávio Torres (Tuparetama) e Sebastião Dias (Tabira), o ex-prefeito Dessoles Monteiro (Iguaraci), Mário Viana e lideranças locais. Essa é a quinta vez que o parlamentar visita a barragem desde 2014. 

A Barragem de Ingazeira fica situada entre os municípios de Ingazeira e Tuparetama e acumulará um volume de água de 48,7 milhões de metros cúbicos. A obra é tratada como prioridade pelo parlamentar, tendo sido motivo de diversas reuniões em Pernambuco e Brasília. “Mais uma vez volto a Ingazeira para acompanhar a execução da barragem. No mês passado obtive a garantia do ministro Helder Barbalho, que inclusive gravou um vídeo dando sua palavra, que a obra seria retomada e teria sua conclusão prevista para 2018. Hoje estou aqui para vistoriar e acompanhar cada etapa de sua retomada. Desde o início do meu mandato, trabalho para que a obra seja concluída e agora nós temos a grata satisfação de que valeu todo o esforço”, destacou Ricardo. 

Outro ponto também ressaltado por Ricardo Teobaldo foi a importância da Barragem de Ingazeira para a região. “Essa obra é fundamental para a região. Com a barragem teremos uma melhora significativa na qualidade de vida da população, promovendo um maior desenvolvimento local, gerando emprego e renda. Além disso coloca a região em outro patamar econômico”, destacou Ricardo Teobaldo.

O engenheiro chefe da obra, Jeovásio Almeida, ressalta os próximos passos para o início dos trabalhos. “Nós já iniciamos o processo para readmitir o pessoal e iniciar a limpeza do canteiro de obras. Na sequência vamos já iniciar a concretagem das bacias e seguir o cronograma da obra, que deve estar concluída até maio do próximo ano”, explicou. 

A Barragem de Ingazeira vai acumular um volume de água de 48,7 milhões de metros cúbicos. Com investimentos da ordem de R$42 milhões, o projeto vai levar água para consumo, irrigação, turismo e piscicultura às famílias dos municípios de Ingazeira, São José do Egito, Tabira e Tuparetama. Só na piscicultura estima-se a produção de pescado da ordem de 150 toneladas por ano. Também haverá um aumento no potencial de irrigação da região em mais 522 hectares, o que deve gerar cerca mil empregos diretos e três mil empregos indiretos.

AGENDA – O deputado Ricardo Teobaldo cumpre uma agenda extensa na região. Além de visitar a Barragem de Ingazeira, estão previstos encontros com os prefeitos Sávio Torres (Tuparetama) e Sebastião Dias (Tabira).Teobaldo também se reunirá com os ex-prefeitos Francisco Dessoles (Iguaraci) e Cida (Solidão), além de lideranças da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário