sábado, 29 de julho de 2017

Governo federal libera mais 45 milhões para a Adutora do Agreste

O governo federal liberou neste mês de julho R$ 40,5 milhões para a Adutora do Agreste, obra que se arrasta há mais de três anos no interior de Pernambuco.

De acordo com o ministro Hélder Barbalho (Integração), responsável pela liberação dos recursos, quando a primeira etapa desta adutora estiver concluída ela garantirá o fornecimento d’água para 1,3 milhão de pessoas de 23 municípios do Agreste pernambucano.

Por meio de convênio, a obra está sendo tocada pela Compesa, que captará água em Arcoverde e a distribuirá para 69 localidades da região Agreste.

Com mais este reforço financeiro, a obra já recebeu nos últimos 12 meses R$ 159,4 milhões, crescimento de 150% em relação ao ano anterior.

“Estamos absolutamente em dia com o contrato da Adutora do Agreste. São mais de 15 frentes de serviço em execução para permitir a funcionalidade da obra dentro do cronograma”, disse o ministro da Integração em sua última passagem pelo Recife.

Três interligações vão antecipar a chegada d’água em 14 municípios dos 23 municípios incluídos na primeira etapa: duas na bacia do Jatobá, nas cidades de Ibimirim e Tupanatinga, e uma terceira na Adutora do Moxotó no município de Sertânia.

O trecho de Ibimirim já garante o abastecimento do município de Arcoverde, enquanto a etapa de Tupanatinga – que atenderá os municípios de Iati, Águas Belas, Itaíba, Tupanatinga, Buíque, Pedra e Venturosa – tem previsão de ser concluída até março do próximo ano.

A terceira interligação captará a água no Eixo Leste da transposição do São Francisco, no município de Sertânia, a fim de levá-la para 7 cidades: Arcoverde, Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, São Bento do Una e Tacaimbó. A Adutora do Agreste deverá ter, quando concluída, 571 km de extensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário