sexta-feira, 28 de julho de 2017

Gired confirma desligamento do sinal de TV analógico nesta quarta-feira em Recife


A partir desta quarta-feira (26), os moradores de Recife e outros 13 municípios de Pernambuco passarão a contar apenas com o sinal digital de TV. O desligamento das transmissões analógicas na região foi confirmado durante reunião do Grupo de Implantação da TV Digital (Gired), nesta terça-feira (25), e deverá beneficiar uma população de 3,8 milhões de pessoas. O presidente da Anatel, Juarez Quadros, e a secretária de Radiodifusão do MCTIC, Vanda Nogueira, participaram da reunião.

Segundo a última pesquisa Ibope realizada nos municípios, entre os dias 9 e 22 de julho, 92% dos domicílios estão preparados para a recepção do sinal digital de TV. O percentual é o mais alto registrado na véspera da data prevista para o desligamento do sinal analógico entre as cidades onde já ocorreu a implantação da TV digital.

A Portaria 378/2016 estabelece o índice mínimo de 93% dos lares com acesso ao sinal digital para que o desligamento do sinal analógico ocorra, com margem de erro de três pontos percentuais. O Gired considerou que os municípios pernambucanos atenderam às condições previstas e estão aptos para fazer a transição do sistema analógico para o digital. A decisão será encaminhada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que deve publicar uma portaria confirmando o desligamento.

Durante a reunião do Gired, a Seja Digital informou que já foram distribuídos nos 14 municípios pernambucanos 523 mil kits com conversor e antena para recepção do sinal digital, que são destinados às famílias de baixa renda cadastradas em programas sociais do governo federal. Esse número corresponde a 84% do total de 624,6 mil equipamentos previstos para serem entregues. Os kits podem ser solicitados pelo telefone 147 ou pelo site www.sejadigital.com.br.

Mesmo depois do desligamento, a distribuição dos kits para recepção do sinal digital terá continuidade pelos próximos 45 dias na região. As campanhas informativas sobre a transição para a TV digital também vão continuar nos próximos 30 dias. O Gired também aprovou a realização de uma nova pesquisa nas cidades pernambucanas, daqui a 60 dias, para aferir o andamento da recepção e cobertura do sinal digital.

Além da capital, Recife, o sinal analógico de TV será desligado nas cidades de Jaboatão dos Guararapes, Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Moreno, Olinda, Paulista e São Lourenço da Mata.

O sistema digital de TV permite à população receber uma programação com melhor qualidade de imagem e som, sem interferências como chuviscos ou fantasmas. As vantagens do sinal digital incluem ainda a possibilidade de assistir TV em dispositivos móveis; a multiprogramação, que comporta a transmissão de diferentes programações em um mesmo canal; e a possibilidade de interatividade por meio do Ginga, o middleware nacional para a troca de dados diretamente pelo televisor.

Cronograma

As próximas cidades a receber o sistema digital são Salvador, na Bahia, e Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral, no Ceará, no dia 27 de setembro. A primeira pesquisa de recepção do sinal digital nesses municípios e entorno, realizada agora em julho, foi apresentada na reunião do Gired. Em Salvador, o índice é de 85,82%; Fortaleza está em 76,14%; Juazeiro do Norte, 47,1%; e Sobral, 37,82%. (Fonte: MCTIC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário