sábado, 17 de junho de 2017

Pernambuco tem grupo de trabalho para combater exploração sexual de crianças e adolescentes

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, formou um grupo de trabalho para unir esforços no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Liderados pelo Ministério Público de Pernambuco, o grupo vai promover uma série de audiências públicas nos municípios do Estado, em ações de conscientização e de articulação da rede de proteção.

Integram a iniciativa o Ministério Público do Trabalho, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e as secretarias estaduais de Saúde e de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude. Também serão convidados a compor o grupo o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, a Associação Municipalista de Pernambuco e as secretarias estaduais de Educação e da Mulher.

“Todos os órgãos têm uma atuação sobre o mesmo problema. Precisamos convergir e garantir que a rede assistencial esteja estruturada para proteger as crianças e adolescentes”, explicou o promotor de Justiça Guilherme Lapenda.

“Vamos às cidades conhecer as vulnerabilidades, escutar os municípios e a população para propormos ações de enfrentamento”, resumiu a presidente da Comissão da Mulher, Simone Santana (PSB). Membro do colegiado, a deputada Priscila Krause (DEM) também participou da reunião.

NÚMEROS – O Brasil, em média, registra cerca de 6,7 mil denúncias de exploração sexual de menores por ano, segundo dados compilados pela organização Childhood Brasil e apurados pelo Disque 100, que recebe denúncias de violações aos direitos humanos. Em Pernambuco, a Secretaria de Defesa Social contabilizou, em 2016, mais de 1,4 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário