quinta-feira, 1 de junho de 2017

Humberto busca recursos para ações emergenciais e obras preventivas em PE


Preocupado com o impacto das fortes chuvas que atingiram Pernambuco nas últimas semanas e que deixaram mais de 54 mil pessoas desalojadas e desabrigadas, em 24 municípios da Mata Sul e do Agreste do Estado, o líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT-PE), participou, nesta quarta-feira (31), de uma reunião com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho.

Ao lado dos demais parlamentares da bancada e do vice-governador Raul Henry (PMDB), Humberto afirmou que deputados e senadores do Estado estão unidos para buscar a viabilização de recursos do orçamento da União para ações emergenciais, como fornecimento de medicamentos e cestas básicas, e também para obras hídricas preventivas, que incluem a finalização de cinco barragens, além da reconstrução das áreas destruídas.

Pernambuco levou ao Governo Federal a necessidade de R$ 600 milhões, dos quais 10% serão assumidos pelos cofres estaduais. "Além disso, foi pedida ajuda para reconstrução, cujo inventário ainda não foi concluído porque as chuvas continuam a cair", informou Humberto.

Os recursos solicitados vão servir à conclusão das barragens de Serro Azul, em Palmares, única em fase final de execução; Panelas, em Cupira; Gatos, em Lagoa dos Gatos; Guabiraba, em Barra de Guabiraba; e Igarapeba, em São Benedito do Sul.

O presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, também presente na reunião, afirmou que os parlamentares devem auxiliar na busca por recursos, mas reconheceu que o corte orçamentário federal prejudicou o andamento dos projetos hídricos que poderiam atenuar os impactos das chuvas.

“Ele admitiu o que já havíamos constatado: o contingenciamento atrasou a finalização de obras fundamentais que protegeriam a população. Agora, temos de reverter esse quadro, pelo bem de todos”, comentou Humberto.
Helder Barbalho afirmou que todos os projetos das barragens deverão, obrigatoriamente, passar por atualização. O Governo Federal já liberou R$ 22 milhões para Pernambuco, além de kits humanitários, 10 caminhões e 100 homens do Exército para ajuda emergencial ao Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário