quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Entrevista com o prefeito Lero

O entrevistado dessa semana, é o prefeito do município de Taquaritinga do Norte, Ivanildo Mestre Bezerra, conhecido como Lero. De família humilde, Lero desde de cedo lutou pra vencer na vida, carregando fretes nas feiras de Pão de Açúcar, e vendendo picolé quando criança. Na adolescência, foi viajar para outros estados fazendo feira vendendo confecções. 

Já adulto, começou um pequeno fabrico, mostrando toda sua visão empreendedora, construiu uma das maiores empresas do polo de confecções, a camisaria mestre, que emprega direto e indiretamente mais de cem famílias em Pão de Açúcar. 

Apaixonado por política, desde de jovem Lero sempre acompanhou os acontecimentos políticos e desde cedo milita nas políticas do município, mas se engajou mesmo no ano de 1992, quando seu amigo Robélio encabeçou como candidato a vice a chapa do grupo calabar. Em 2008, Lero conseguiu ser eleito vice prefeito e reeleito em 2012 aplicando uma goleada histórica.

Mas Lero queria mais, para poder mostrar seu trabalho a toda população do município, e ao lado de Gena Lins, venceram a eleição de 2016, agora como o primeiro prefeito de Taquaritinga filho do distrito de Pão de Açúcar. No dia 2 de outubro de 2016,  com 8.193 votos, 50,16% dos votos válidos, Lero realiza  sonho de administrar o município de Taquaritinga do Norte. 


Confira a entrevista:

Blog - Entre todos os seus projetos para a área da saúde, qual você considera prioridade e colocará em prática primeiro?

Lero - Muitos programas na área da saúde são importantes e essenciais à população. Durante a campanha, a maioria das reclamações que ouvimos referia-se ao atendimento precário nos Postos de Saúde e falta de médicos no hospital Severino Pereira, além da dificuldade de se conseguir medicamentos. Eram frequentes também reclamações do tempo de espera para consultas especializadas e exames de rotina. Devemos, portanto, dar uma atenção imediata à recomposição das equipes dos PSF´S, disponibilizar médicos para atendimento no hospital, o que conseguimos em menos de uma semana na prefeitura, com a ajuda da secretária de saúde e toda equipe, em especial Drº Roberon que tem nos ajudado muito nesse sentido, o já conseguimos fazer com que as mães tenham seus filhos de parto normal em Taquaritinga do Norte.
Mas vamos priorizar a atenção básica, para poder levar uma saúde preventiva a população de Taquaritinga do Norte e fazermos convênios existentes com hospitais, clínicas e outras que prestam serviço ambulatorial no campo da saúde básica.

Blog - Você diz que irá manter alguns programas bem sucedidos que foram implantados no governo passado. Quais seriam eles?

Lero - Não faz nenhum sentido interromper ou reduzir programas em andamento, se os mesmos prestam bons serviços à população.  Posso citar, entre outros, alguns programas que daremos sequência, como a conservação de estradas; a construção da creche em Pão de açúcar que vamos terminar em nosso primeiro ano de gestão; e construção de quadras esportivas em toda zona rual do município.


Blog - No setor “Meio Ambiente”, o que você pretende fazer para nossa cidade?

Lero - Falar de Taquaritinga, e não falar de meio ambiente é não entender Taquaritinga. Vamos fazer um trabalho em conjunto com a sociedade, órgãos governamentais e ministério público, trabalho que será direcionado para preservação e proteção das áreas de mata de nosso município, como também preservação da mata caatinga, que só existe no nordeste brasileiro e também esta em extinção. A diretoria de meio ambiente, na pessoa de Aline Cursino, esta fiscalizando intensamente as queimadas criminosas que vem acontecendo em nosso município nos últimos meses, como também pretendemos criar parques ecológicos tanto na sede em suas matas como na zona rural para proteger a mata de caatinga. A criação e implantação de um Parque Municipal é um tema de suma importância para as ações ambientais em Taquaritinga, podendo aproveitar o potencial turístico da cidade para se praticar o turismo ambiental. Além é claro, de elaborar legalmente normas para extração de nossas riquezas, como exemplo a água do nosso município.

Blog - Com relação aos distritos, quais são os projetos e ações a serem implantados? 

Lero - Com relação a Gravatá, vamos concluir calçamentos as ruas que faltam, para o distrito ficar 100% calçado, pois la nosso grupo fez a entrada, PSF, quadra, velório, calçamentos tudo fruto dos governos do grupo calabar. Em Pão de Açúcar, que cresce a cada dia, é uma cidade em tamanho e em número de habitantes, vamos terminar a creche, a fazer calçamentos, na tentativa de diminuir a demanda, além de cobrar dos donos dos loteamentos a partir de agora, que façam os caçamentos dos lotes, pois até a divisa com Santa Cruz estão se formando vários loteamentos que serão futuros bairros de Pão de Açúcar. Mas tanto em Gravatá, em Pão de Açúcar como em Vila do Socorro e comunidades, vamos consultar a população e tentar realizar o que o povo esta mais necessitando.

Blog - Com relação a violência, o que o governo Lero pretende fazer?

Lero - Como gestor municipal, estou fazendo minha  parte, repondo toda iluminação do município em postes que estão com as lâmpadas apagadas, estamos dando toda estrutura para que o BEPI possa ficar aqui no município, a prefeitura ano passado doou uma moto, para implantação da ROCAM em Taquaritinga, agora cabe ao governo do estado, que é o responsável pela segurança, fazer sua parte. A oposição as vezes quer jogar para população que toda responsabilidade é nossa, quando não é, estamos fazendo a nossa parte, mas será que a oposição tem coragem de cobrar do governador? Ou não cobra por terem rabo preso? fica ai a pergunta, até porque a oposição também faz parte do governo.

Blog - Com relação a críticas feitas por parte da oposição com relação a sua atitude na eleição da câmara, o que você tem a dizer?

Lero - Esse pessoal tem que entender que a câmara é um poder independente, problema da câmara a câmara tem que resolver, a câmara não é um anexo da prefeitura, temos que trabalhar em harmonia é claro. O problema é que quando a oposição esteve no poder, a câmara era uma continuação da prefeitura, com nosso grupo é diferente. 

A oposição nunca conseguiu fazer obras em nosso município e a única coisa que eles podem fazer é tentar dividir nosso grupo, pois seria a única forma deles tentarem vencer, mas não vão conseguir não. 

Nosso adversário já deu sua contribuição para o município, seu tempo já passou, ele tem que entender que o papel dele na política de Taquaritinga hoje é de derrotado, são quatro pisas duas com a prefeitura na mão, ai diz que falta articulação em nosso grupo, mas ele levou a maior surra de nossa chapa ano passado, será que isso é ser articulado, perde quatro vezes duas com a prefeitura? Quando foi pra reeleição por duas vezes o povo rejeitou seu modo de governar. Se isso for ser articulado e sabido eu não sei mais de nada em política, sera que ser sabido e articulado é levar quatro surras e ser lembrado como o político que mais perdeu em Taquaritinga, levando seu grupo político a ser lembrado como maior derrotado da região? Se perder quatro vezes, duas com a prefeitura onde o povo julgou seu trabalho, é ser sabido e articulado, eu não entende nem quero entender esse modo de governar e fazer política deles. 

O modo deles fazer política, é tentando fazer intriga dentro de nosso grupo, para o povo esquecer o lixo que ele não coletava em Pão de Açúcar, os esgotos. Pra ser ter uma ideia, já venderam os votos da oposição em 2018, vão apoiar Romário Dias e Andre mais uma vez, ai fica a pergunta, o que eles fizeram para ter o apoio da oposição? (Por Junior Albuquerque)

Nenhum comentário:

Postar um comentário