terça-feira, 11 de outubro de 2016

Curtinhas do Edmar

Temer mostra ao PT como se relacionar com o Congresso 

O presidente Michel Temer deu ontem mais uma demonstração de capacidade de articulação ao aprovar com 366 votos favoráveis, 58 a mais que o necessário, a PEC 241 que limita os gastos públicos ao valor da inflação do ano anterior. A Proposta de Emenda à Constituição proposta pelo governo era vital para o êxito da sua gestão, mesmo tendo a chiadeira do Ministério Público Federal e da oposição, Temer conseguiu mais uma façanha junto à Câmara dos Deputados.

Depois de cinco anos de profunda falta de diálogo, os deputados e senadores tiveram a oportunidade de experimentar a atenção do presidente da República, esse é um dos principais pontos que sustentam a viabilidade de um governo. Collor e Dilma foram provas incontestáveis de que se não dialogar com o Congresso nenhum governo consegue se estabelecer.

Profundo conhecedor das entranhas do Congresso Nacional pois presidiu a Câmara dos Deputados em três ocasiões, Temer consegue a terceira vitória expressiva na Câmara, a primeira foi o impeachment, a segunda foi a eleição de Rodrigo Maia para a presidência da Casa e a terceira foi ontem. Com esse resultado, o governo Temer começa de fato agora e terá grandes chances de lograr êxito.

No tocante ao que defende a PEC, é fundamental reconhecer que não há dinheiro pra tudo, não temos condições de bancar vultuosos salários do funcionalismo público. É preciso respeitar os gastos públicos a fim que eles sejam saudáveis para a nossa economia. Foi por conta desta farra com o dinheiro público que chegamos ao caos, estados e municípios vivem a maior crise fiscal da história do país. Um grande passo foi dado ontem rumo a um Brasil melhor nos próximos anos. Do jeito que estava não dava pra continuar em hipótese alguma.

Cuscuz – Após criticar o Hospital da Mulher comparando-o a uma gaiola, o ex-prefeito João Paulo fez nova crítica a gestão de Geraldo Julio, desta vez em relação a merenda da rede municipal afirmando que só tem cuscuz porque deve ser amarelo da cor do candidato adversário. Esse tipo de discurso em nada contribui para a discussão dos verdadeiros temas da cidade.

PDT – O presidente estadual do PDT, deputado Wolney Queiroz anunciou ontem o apoio do partido à candidatura de Antonio Campos a prefeito de Olinda. No primeiro turno o PDT apoiou a candidatura de Luciana Santos (PCdoB), que ficou em quarto lugar com 32.929 votos, o equivalente a 16,57% dos votos válidos.

PSL – Já o PSL, que no primeiro turno esteve aliado a Izabel Urquiza (PMDB) indicando o candidato a vice-prefeito, desautorizou o vereador não-reeleito Arlindo Siqueira a falar pela sigla na cidade. Siqueira declarou apoio ao Professor Lupércio (SD), mas Luciano Bivar que tem o comando nacional e estadual da sigla afirmou que marchará com a postulação de Antonio Campos no segundo turno.

Robson Leite – O vereador de Jaboatão dos Guararapes Robson Leite (PSB), que obteve 2.469 votos e apoiou Heraldo Selva no primeiro turno anunciou ontem o apoio ao candidato Anderson Ferreira (PR). Robson exerce o segundo mandato de vereador na cidade e é irmão do vereador do Recife Henrique Leite e do ex-deputado estadual Sergio Leite.

RÁPIDAS

Estadual – Sem votos para se reeleger deputada federal, Luciana Santos (PCdoB) deverá abdicar de tentar uma cadeira na Câmara dos Deputados para dar lugar a Renildo Calheiros, que sempre foi muito mais afeito ao Congresso Nacional do que ao executivo. O caminho de Luciana pode ser o de tentar uma cadeira na Alepe onde ela disputaria uma das 49 vagas junto com o seu marido Waldemar Borges (PSB).

Bruno Araújo – O ministro das Cidades Bruno Araújo (PSDB) é praticamente nome certo numa das chapas majoritárias de 2018. O caminho mais provável é uma disputa ao Senado na chapa de reeleição do governador Paulo Câmara mas não está descartado um voo solo rumo ao Palácio do Campo das Princesas.

Inocente quer saber – Por qual motivo Elias Gomes estaria torcendo pela vitória de Neco em Jaboatão dos Guararapes?

Por Edmar Lyra

Jornalista político, editor do Blog Edmar Lyra e comentarista do Cidade em Foco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário