segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Anderson lidera dentro da margem de erro em Jaboatão

 Faltando 13 dias para as eleições de segundo turno, o candidato do PR a prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, aparece, numericamente, à frente do candidato do PDT, Manoel Neco, mas o cenário configura empate técnico. O republicano tem cinco pontos de vantagem, mas como a margem de erro do levantamento feito pelo Instituto Opinião é de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos, o quadro é de indefinição. Se a eleição fosse hoje, Anderson teria 41,2% das intenções de voto ante 35,8% de Neco.

Brancos e nulos somam 12% indecisos chegam a 11%. Na espontânea, modelo pelo qual o entrevistado é forçado a lembrar do nome do seu candidato sem recorrer ao uso do disco contendo todos os nomes, o empate volta a se configurar de forma mais apertada ainda. Anderson aparece com 35,6% e Neco 31%. Neste modelo, brancos e nulos somam 10,4% e indecisos sobem para 23%.

No quesito rejeição, Neco leva desvantagem no confronto com o adversário. Dentre os entrevistados, 29,6% disseram que não votariam nele de jeito nenhum, enquanto a rejeição de Anderson fica um pouco menor – 21,6%. Ainda entre os entrevistados, 11,4% disseram que rejeitam ambos e 37,4% afirmaram que não rejeitam nenhum dos candidatos que aparecem no disco apresentado na pesquisa.

A pesquisa foi a campo entre os dias 11 e 12 deste mês, sendo aplicados 500 questionários nas localidades do Alto da Colina, Barra de Jangada, Cajueiro Seco, Candeias, Cavaleiro, Centro, Comportas, Cristo Redentor, Curado, Dois Carneiros, Engenho Velho, Floriano, Guararapes, Jangadinha, Jardim Jordão, Jardim Prazeres, Manassu, Marcos Freire, Massaranduba, Muribeca, Muribeca dos Guararapes, Muribequinha, Pacheco, Padre Roma, Piedade, Prazeres, Santo Aleixo, Socorro, Sucupira, UR6, UR7, UR11, Vale Verde, Vila Rica, Vinte e Um, Vinte e Três, Vista Alegre, Vista Bela e Zumbi do Pacheco.

O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares. A pesquisa está registrada sob o protocolo PE-03827/2016.

Estratificando o levantamento, Anderson Ferreira pontua melhor entre os eleitores na faixa etária acima de 60 anos (50%), entre os eleitores com renda familiar entre dois a cinco salários (49,2%) e entre os eleitores com grau de instrução entre a 6ª a 9ª séries (45,5%). Suas menores taxas se situam entre os eleitores entre os eleitores com grau de ensino superior (34,6%), entre os eleitores na faixa etária de 35 a 44 anos (34,9%) e entre os eleitores com renda familiar acima de cinco salários (38,2%). Por sexo, 42,4% dos seus eleitores são mulheres e 39,8% são homens.

Já Manoel Neco pontua melhor entre os eleitores com grau de instrução até a 5ª série (40,4%), entre os eleitores jovens, na faixa etária de 16 a 24 anos (39%) e entre os eleitores com renda familiar até dois salários (39,5%). As menores taxas de intenção de voto aparecem entre os eleitores com renda familiar acima de cinco salários (20,6%), entre os eleitores com grau de instrução superior (25%) e entre os eleitores na faixa etária acima de 60 anos (30%). Por sexo, 42,9% dos seus eleitores são homens e 29,7% são mulheres. (por Magno Martins)

Nenhum comentário:

Postar um comentário