terça-feira, 5 de abril de 2016

AUMENTO DA VIOLÊNCIA AMEAÇA PACTO PELA VIDA


Programa de segurança pública de Pernambuco, o Pacto pela Vida, que foi uma das principais vitrines do PSB em Pernambuco nos,últimos naos parece estar sucumbindo ao aumento da violência; somente no primeiro trimestre deste ano, os homicídios cresceram 9,5% sobre o mesmo período do ano passado; em todo o ano passado, o total dos chamados crimes violentos letais intencionais (CVLI) cresceu 13,3% sobre 2014, chegando a 3.891 assassinatos; para tentar retomar a queda nos assassinatos, que durante os primeiros anos de funcionamento do Pacto Pela Vida tornaram o programa uma vitirine da gestão do PSB, o governador Paulo Câmara (PSB) anunciou a abertura de concurso público com 966 vagas para a Polícia Civil e Científica

Pernambuco 247 - O programa de segurança pública de Pernambuco, o Pacto pela Vida, que foi uma das principais vitrines dos governos de Eduardo Campos (PSB), falecido em 2014 durante a campanha presidencial, parece passar por uma lenta agonia. No último ano, os índices de violência, no Estado, que eram decrescentes, subiram assustadoramente. Somente no primeiro trimestre deste ano, os homicídios cresceram 9,5% sobre o mesmo período do ano passado.

Apenas neste último fim de semana, foram apontados 32 homicídios e registrados diversos arrastões. Nem o Recife Antigo, área de lazer ponto turístico da capital, escapou da violência. Uma turista servo-americana foi roubada e esfaqueada na cabeça pouco após desembarcar de um cruzeiro que havia atracado poucas horas antes no Porto do Recife.

No período compreendido entre 1 de janeiro e 1 de março de 2016, o Estado registrou 1031 homicídios contra 942 no mesmo período do exercício anterior.

Em todo o ano passado, o total dos chamados crimes violentos letais intencionais (CVLI) cresceu 13,3% sobre 2014, chegando a 3.891 assassinatos. Entre 2013 e 2015, segundo dados do próprio site da Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), o crescimento do número de homicídios foi da ordem de 25,4%, e a média uma média anual chegou a 8,4% ao ano.

Em todo o ano de 2013 foram apontados 3.102 assassinatos, menor número desde que o programa foi implantado em 2007. Em 2014, porém, foram registrados 3,434 homicídios um aumento de 10,7% sobre o exercício anterior. 2014/2015, no qual foram registrados mais 3.891 óbitos.

Para tentar conter a onda de violência e retomar a queda nos CVLI que durante os primeiros anos de funcionamento do Pacto Pela Vida tornaram o programa uma vitirine da gestão do PSB, o governador Paulo Câmara (PSB) anunciou, nesta segunda-feira (4), a abertura de concurso público com 966 vagas para a Polícia Civil e Científica. Iniciativa se soma ao certame para o preenchimento de 1,5 mil vagas da Polícia Militar, cujas inscrições vão até o próximo dia 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário