segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

MÉDICOS SUSPEITAM DE LIGAÇÃO ENTRE ZIKA E HIDROCEFALIA


Médicos suspeitam que o Zika vírus, apontado como possível responsável por casos de microcefalia no país, também esteja ligado a casos de nascimentos de bebês com hidrocefalia; suspeita foi levantada após dois bebês com hidrocefalia – caracterizada pelo acúmulo de líquido no cérebro, o que resulta no aumento da pressão intracraniana - serem internados com o problema; Secretaria de Saúde de Pernambuco destaca que é "precoce fazer qualquer tipo de avaliação antes de investigação completa dos dois casos"; casos seguem sendo investigados

Pernambuco 247 - A possibilidade de ligação do vírus Zika, apontado como possível responsável por casos de microcefalia no país, com o nascimento de bebês com hidrocefalia começa a ser investigado. A suspeita de ligação foi levantada após dois bebês com hidrocefalia – caracterizada pelo acúmulo de líquido no cérebro, o que resulta no aumento da pressão intracraniana - serem internados com o problema.

Um dos bebês, com apenas três meses, foi operado para a retirada do líquido e recebeu uma válvula para drenagem do material acumulado. Segundo a neuropediatra que acompanha a criança, Vanessa Van Der Linden, a situação é incomum. "Não é usual, nos quadros de infecção congênita, ter a microcefalia, com alterações do desenvolvimento, para depois evoluir para hidrocefalia. Serve como alerta. Agora precisaremos investigar para entender qual mecanismo desencadeou a hidrocefalia", disse médica ao jornal O Globo.

Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco destacou que é "precoce fazer qualquer tipo de avaliação antes de investigação completa dos dois casos". O Ministério da Saúde informou os casos identificados em Pernambuco não são os primeiros relatados e que, em princípio, não estão relacionados com o Zika vírus. Os casos relatados estão sob investigação das equipes de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário