O evento alusivo ao Dezembro Vermelho reuniu 130 estudantes e profissionais da área da Saúde.
A Secretaria de Saúde de Caruaru (SMS) realizou, na quarta (11), o V Simpósio Multidisciplinar em HIV/Aids. O evento aconteceu no Campus II da Asces-Unita, onde 130 estudantes e profissionais da área da Saúde participaram de palestras e de um minicurso (que vai servir para a construção de um projeto piloto) voltados ao tema da campanha deste ano: "Descentralizando o cuidado às PVHA".
O acolhimento foi com a palestra de abertura no auditório: "Cenário Epidemiológico: Vamos chegar ao fim da epidemia de HIV/AIDS em 2030?". Um tema bastante relevante tanto para a os novos profissionais de saúde quanto para os veteranos e a sociedade civil de modo geral.
“Foi um momento importante de atualização científica para os profissionais e estudantes de saúde e psicologia, pois teve um foco multidisciplinar. Os participantes também puderam ajudar a elaborar direcionamentos para a construção de um projeto piloto em Caruaru, que amplia o cuidado, o diagnóstico o tratamento e a prevenção nos cenários da Atenção Básica, ou seja, mais próximo de onde as pessoas residem”, enfatizou a médica infectologista do SAE Caruaru, Drª Eline Gomes.
Em Caruaru, a campanha do Dezembro Vermelho foi realizada de forma intersetorial, com os profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do SAE - Serviço de Assistência Especializada à frente das ações, assim como a Coordenação da Vigilância Epidemiológica do município. A programação contemplou também ações de testagem de HIV/Aids e IST’s, aconselhamento, distribuição de preservativos e palestras no Centro Pop, Hospital Manoel Afonso, UBS Luiz Bezerra Torres, Hospital Mestre Vitalino e empresas privadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário