A festa renderá homenagens aos cantores e compositores Elba Ramalho e Marron Brasileiro, além da Troça Abanadores do Arruda, artistas que transmitem a alegria e a tradição que só o Carnaval do Recife sabe promover e celebrar
A três meses da abertura do Carnaval 2025, a Prefeitura do Recife anuncia a primeira novidade momesca. Os homenageados da grandiosa festa, que haverá de consagrar o Recife como palco para umas das maiores, mais importantes e procuradas festas de rua do país, serão os cantores e compositores Elba Ramalho e Marron Brasileiro, além da Troça Abanadores do Arruda, que confirma os tradicionais brinquedos da cultura popular como protagonistas dos sentidos, forças e belezas mais genuínas da festa que só o Recife sabe fazer.
O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos, no início da tarde de hoje (2). “Homenagem importante, justa e merecida. É muito bom a gente ter um carnaval democrático, popular, acessível, e principalmente poder reconhecer as pessoas em vida”, afirmou. “Elba, que é uma grande voz feminina do frevo, do forró, da cultura nordestina, uma pernambucana de coração. Marron, um filho da Mustardinha, que aqui contou a sua história emocionante de como a gente tem grandes talentos na nossa terra, e os Abanadores do Arruda, uma entidade da cultura popular com 90 anos de história”, disse, em seu gabinete, após o anúncio. Na ocasião, estavam Marron e representantes do Abanadores. Em sua casa, no Rio de Janeiro, Elba Ramalho recebeu a notícia sobre a homenagem numa emocionada ligação de vídeo com o gestor.
A secretária de Cultura do Recife, Milu Megale, também estava presente e compartilhou suas expectativas para o Carnaval 2025. “Já temos um grande carnaval em Recife e eu acho que com essas três potências de homenageados do ano que vem, temos que esperar uma festa mais linda do que nunca”, falou. “Não só isso, mas durante todo o feriado vamos ter os blocos e as troças enfeitando, embelezando, engrandecendo o carnaval da cidade”, garantiu.
Nos próximos dias, haverá novos anúncios sobre a festa, que atrai cada vez mais atenção e visitantes do Brasil inteiro, reunindo importantes atrações nacionais, somadas às mais autênticas e ancestrais tradições culturais e musicais do povo pernambucano.
Sobre os homenageados:
Elba Ramalho
A cantora, compositora e multi-instrumentista Elba Ramalho é sinônimo da música nordestina, carregando um povo e uma geografia na voz potente e ensolarada. Mas seu talento vai além dos acordes. Nascida na zona rural de Conceição, no Vale do Piancó, na Paraíba, estreou nos palcos primeiro como atriz para só depois sagrar-se cantora. Sempre devotada a ritmos como o forró, o xote, o baião e o patrimonializado frevo, projetou sucessos nas paradas musicais brasileiras como "Banho de Cheiro" e "De Volta Pro Aconchego", nacionalizando os acordes e metais do frevo. Além da carreira solo, colecionou grandes e fiéis parceiros ao longo da carreira, como o Quinteto Violado de sua estreia, além de Zé Ramalho e Geraldo Azevedo, com quem apresentou, por muitos anos, o projeto Grande Encontro. Ao longo de mais de 50 anos de carreira, gravou dezenas de discos e vendeu milhões de cópias, conquistou dois Grammy Latino e dezenas de outros importantes prêmios musicais, tendo garantido cadeira e microfone cativos no olimpo da música popular brasileira.
A notícia foi dada à cantora através de ligação de vídeo do prefeito João Campos, já que não foi possível realizar o encontro dos dois presencialmente. “Estou em choque. Eu achei que era alguma outra coisa que ia acontecer! Que honra, muitíssimo obrigada. Fico muito feliz, e junto com Marron, que para mim é um cara maravilhoso. Realmente estou surpresa”, agradeceu Elba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário