A Secretaria de Saúde de Caruaru (SMS), por meio da Coordenação de Políticas Estratégicas, realizou, nesta quarta (23), um encontro para tratar do Pré-Natal do Parceiro e do Programa Papai Tá Aqui, com gestantes e mães, junto aos seus companheiros. A programação aconteceu no Centro de Saúde Ana Rodrigues, como parte do Outubro Rosa, para promover a conscientização do pai no processo de paternidade, além de alertar as mulheres sobre o câncer de mama e do colo do útero. Houve um momento de acolhimento com palestras e orientações, além de um coffe-break.
O evento contou com a participação da preceptora do curso de Enfermagem da Uninassau Caruaru, Elizabeth Farias, que, junto com os alunos, falou sobre prevenção do câncer do colo do útero e do câncer de mama. “Estamos aqui para colaborar, dar informações às mulheres sobre a importância do autoexame, do diagnóstico precoce. É muito importante para os alunos, também, essa troca de conhecimentos, de passar informações, falar sobre a importância da prevenção do câncer de mama, que tem um alto índice de mortalidade, e sobre o diagnóstico, que feito precocemente, pode levar à cura”, destacou Elizabeth.
Tiveram também as falas do coordenador de Políticas Estratégicas da SMS, Helison Ferreira, direcionada aos pais sobre os dois programas que foram temas do encontro, e da enfermeira do município, Karla Patrícia. “Estimular a presença paterna em um momento tão importante do bebê, através do programa ‘Papai Tá Aqui’, visa reforçar o quanto o pai contribui no processo de cuidado desde a gestação até os primeiros dias de vida do bebê. Da mesma forma, através do ‘Pré-Natal do Parceiro’, conseguimos evidenciar sobre a presença do papai na qualidade de vida do bebê”, enfatizou Helison.
“Como enfermeira do município, sinto-me muito feliz em poder contribuir com a saúde das minhas gestantes e também dos papais através do Pré-Natal. Cada pessoa que atendo, vejo uma possibilidade de contribuir na vida dela”, pontuou Karla.
O Programa Papai Tá Aqui é uma iniciativa da Urban95 e das prefeituras municipais, que em Caruaru conta com a atuação das Secretarias de Saúde (SMS), Educação (Seduc) e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), com apoio das demais secretarias municipais, e visa engajar os homens na pauta da paternidade, desde a gestação da parceira até o começo da vida das crianças, através de encontros para exposição de conteúdos, sensibilização e rodas de conversa.
Já o Pré-Natal do Parceiro é um mecanismo do Ministério da Saúde pelo qual a Rede de Atenção Primária de Saúde do município, por meio das Unidades de Saúde, acolhe e inclui a população masculina em múltiplas esferas da saúde, com ênfase no envolvimento consciente dos homens como figura paterna. Em Caruaru é gerenciado pela Coordenação de Políticas Estratégicas, da Secretaria de Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário