Na manhã desta segunda-feira (29), representando a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), o presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP) da Yuri Herculano, entregou ofício ao delegado Chefe da Polícia Civil do Estado, Renato Leite, com demandas da advocacia. O encontro ocorreu na sede do órgão, no bairro da Boa Vista, no Recife.
No documento, a OAB-PE solicita a intervenção da Polícia Civil em relação à uma série de golpes financeiros praticados com o uso indevido de nomes de profissionais e escritórios de advocacia do Estado.
“A OAB-PE, por meio da CDAP, esteve na Polícia Civil para cobrar uma investigação específica com relação aos golpes que estão sendo aplicados utilizando nomes de advogados e de escritório de advocacia para vitimar os seus clientes”, asseverou o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins. “É nosso dever insistir na proteção dos direitos da advocacia, de ponta a ponta do Estado”, acrescentou.
Os criminosos têm enganado vítimas, oferecendo promessas de valores a serem recebidos e solicitando depósitos urgentes como condição para a percepção de vantagem financeira oriunda de processos judiciais. “Em razão da quantidade enorme desse tipo de golpe, a OAB Pernambuco veio cobrar posicionamento da Polícia Civil do Estado, que se comprometeu a iniciar uma investigação a respeito dos fatos. Com isso, esperamos evitar que os escritórios sejam utilizados como via de aplicação de golpes e que seus clientes sejam preservados”, observou o presidente da CDAP, Yuri Herculano.
Diante da gravidade e da frequência dos crimes, a OAB-PE solicitou o início de uma investigação detalhada e prioritária para identificar e responsabilizar os indivíduos envolvidos nesses golpes; o estabelecimento de uma colaboração contínua da Polícia Civil com a OAB-PE, permitindo o intercâmbio de informações que possa auxiliar na identificação dos golpistas e na resolução dos casos; além da implementação de medidas rigorosas para garantir a punição adequada dos responsáveis, reforçando a necessidade de responsabilização dos envolvidos para evitar a continuidade desses crimes.
Corregedoria da SDS-PE – Ainda na manhã desta segunda-feira (29), o presidente da CDAP, Yuri Herculano, esteve com a Corregedora Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS-PE), Mariana Cavalcanti de Sousa. Na reunião, debateram assuntos de interesse da advocacia, como andamento de processos, ameaças e violações de prerrogativas profissionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário