terça-feira, 16 de abril de 2024

Ministra participa da 8ª Caravana Federativa em Pernambuco

Composta por 35 ministérios, Caravana é a quarta realizada no Nordeste e apresenta projetos do governo federal para municípios da região


A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou da abertura da 8ª edição da Caravana Federativa - Pernambuco, que teve início na segunda-feira (15) e segue até esta terça-feira (16), no Centro de Convenções, em Olinda. O evento ocorre em conjunto com o 7º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). 


“Esse é um momento muito especial para reforçar a relação institucional entre União e governos locais. Esse é um espaço privilegiado de integração, de troca, um canal para estreitar laços, sempre com o objetivo de melhorar a vida nas nossas cidades”, enfatizou a ministra Luciana Santos, durante o encontro. 


Composta por 35 ministérios, a oitava Caravana, a quarta que acontece no Nordeste, visa apresentar projetos e programas das pastas para municípios, selecionando aqueles que têm maior aderência com as cidades. “Os 35 ministérios estão aqui para atender cada prefeito e prefeita. Estão aqui tentando resolver problemas”, ressaltou Olavo Noleto, secretário-executivo da Secretaria de Relações Institucionais, representando o ministro Alexandre Padilha no evento. 


No estande do MCTI na Caravana, uma equipe da pasta apresenta as ações do ministério, a exemplo do Mais Ciência na Escola, do Labpop, o Pop Ciência e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O Cetene também está presente no espaço, com informações sobre o programa Futuras Cientistas, o setor de microscopia e biofábricas da unidade de pesquisa. 


7º Congresso Pernambucano de Municípios


O tema desta edição é "Avançando rumo à excelência na gestão pública". Gestores, técnicos, comunicadores, legisladores, empresários, representantes da sociedade civil, instituições financeiras, especialistas e estudantes participam do encontro, que ocorre até a quarta-feira (17). O Congresso conta com 10 salas temáticas e palestrantes renomados, proporcionando reflexões e análises aprofundadas sobre os temas em discussão. “Esse é um momento para trocarmos experiências, para de fato aprender as boas práticas, rumo a excelência da gestão pública", ressaltou o presidente da Amupe e prefeito do município de Paudalho, Marcelo Gouveia.


O evento promove discussões sobre questões como saúde, educação, consórcios públicos e condutas vedadas em anos eleitorais. Além disso, o Congresso conta com exposição de produtos e serviços em estandes personalizados, bem como atrações culturais e outras atividades. 


A abertura do Congresso da Amupe e da Caravana Federativa contou com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula; de representantes de outros ministérios; da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, além de senadores, deputados federais e estaduais, gestores municipais, entre outras autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário