Aumentar a participação de instituições e empreendedores nordestinos em novas fontes de recursos para fomentar projetos de inovação foi um dos temas do encontro promovido pelas instituições no Recife
Recife (PE) – Em uma primeira conversa para estudar formas de cooperação, gestores da Sudene e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) discutiram alternativas para fortalecer a presença do Nordeste no ambiente de inovação nacional. As lideranças das instituições estiveram reunidas na sede da superintendência no Recife nesta terça (19).
O diretor financeiro, de crédito e captação da Finep, Márcio Stefanni, foi recebido pelo superintendente Danilo Cabral e pelos diretores Heitor Freire (Fundos, Incentivos e Atração de Investimentos), Álvaro Ribeiro (Planejamento e Articulação de Políticas) e José Lindoso (Administração). Pela financiadora, também estiveram presentes o superintendente de Empreendedorismo e Investimento, Maurício Marques, e o assessor da Diretoria Financeira, de Crédito e Captação, Eduardo Lopes.
“Uma das demandas apresentadas por nós é como podemos construir alternativas para viabilizarmos, junto à Finep, projetos de inovação do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste. A Sudene já participa de redes institucionais sobre o tema e possui ações específicas como o Inova Mulher o Inova Palma. Mas queremos ampliar nossa atuação neste assunto”, comentou Danilo Cabral. Outras iniciativas desta natureza lembradas pelo dirigente da instituição foram o Impacta Bioeconomia – que vai estimular o desenvolvimento de produtos para o setor de saúde a partir de insumos nativos dos biomas presentes na área da autarquia – e a criação de uma plataforma de inteligência regional para disponibilização de dados sociais e econômicos deste território.
O superintendente também apontou a democratização do acesso ao crédito como ação estratégica para reposicionar o Nordeste no ambiente de inovação do Brasil. O gestor citou o exemplo das cooperativas atuantes da região, que já apresentaram pleitos à Sudene para que haja maior disponibilidade de recursos para as atividades produtivas destas organizações.
Stefanni explicou que a Finep oferece instrumentos financeiros com condições atrativas para estimular o desenvolvimento de projetos de inovação. No entanto, segundo o diretor, há condições de aumentar a participação de empreendedores e instituições do Nordeste na captação destes recursos. “Por isso, procuramos instituições como a Sudene para fortalecer a presença de iniciativas nordestinas em nossa carteira de projetos”, disse.
Ressaltando a importância da aproximação entre as instituições, os gestores demonstraram o interesse de realizar um novo encontro, desta vez nas instalações da Finep. O anúncio de uma nova agenda deve ocorrer nas próximas semanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário