Rua do Anil e seu entorno receberam melhorias nas calçadas, instalação de guarda-corpo, eliminação de pontos críticos de lixo e ganhou novos mobiliários urbanos, como brinquedos, quadra de futevôlei, arte urbana e oficinas educativas, com base na escuta ativa da comunidade
A Prefeitura do Recife entregou, neste sábado (9), diversas intervenções urbanas e sociais do Programa Mais Vida, realizado por meio da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, com apoio da Tintas Coral e Cimento Forte, no bairro de Beberibe. Com um investimento total de R$ 558,5 mil, as melhorias abrangem ruas, escadarias e espaços públicos, incluindo a revitalização da Praça Chayanne. A entrega contou com uma programação que uniu políticas públicas por meio de serviços de saúde, recreação infantil, atendimento veterinário e a participação do caminhão do Laboratório para a Primeira Infância, direcionada à comunidade. O prefeito João Campos marcou presença na ação junto a colaboradores da Prefeitura.
“O Mais Vida chegou aqui em Beberibe, e na Praça Chayanne, requalificando. Antes, foram feitas mais de 13 oficinas de participação, para que a população escolhesse o que a gente faria aqui, e agora está feito. A gente fez a obra de encosta e depois intervenção do Mais Vida. É importante garantir proteção e que o local fique bonito também”, comentou João Campos, durante a visita ao local.
Para dar início às obras estruturantes, foram realizadas quatro reuniões comunitárias e uma oficina de cocriação, utilizando a dinâmica do Varal dos Sonhos, com o objetivo de obter mais informações sobre as necessidades e prioridades da comunidade. Isso proporcionou aos cidadãos a oportunidade de participar ativamente dos processos de decisão que influenciaram diretamente no projeto. “A implementação de ações de infraestrutura é fundamental para garantir e melhorar a qualidade de vida local, ao mesmo tempo que funciona como instrumento para unir a população em torno de um objetivo comum”, destacou a Secretária Executiva de Inovação Urbana, Flaviana Gomes.
Através de escutas também foi observada a predominância do público idoso na área. O Programa Mais Vida adaptou suas atividades, ministrando palestras sobre os Direitos da Pessoa Idosa, a importância da alimentação para a longevidade, oficinas de remédios caseiros, práticas de culinária sustentável e a oficina de autocuidado. Além disso, foram promovidos encontros para contação de histórias, rodas de vivência, momentos de beleza, tarde de entretenimento e desafios cognitivos, assim como uma tarde brincante com as crianças, totalizando 13 oficinas que fomentaram a inclusão e o bem-estar de diversos grupos, enriquecendo a experiência dos moradores.
TRANSFORMAÇÃO URBANA - Ao percorrer a Rua do Anil, ponto central das intervenções do programa, é possível notar mudanças significativas para tornar o lugar mais seguro e agradável para moradores e visitantes. Inicialmente, a rua ganhou pintura na fachada das casas através de um mutirão que envolveu moradores, servidores públicos e voluntários, e teve trechos de calçada requalificados, prezando pela melhoria da acessibilidade e garantindo que todos possam desfrutar do espaço com conforto e segurança. A arte urbana foi desenvolvida pelo artista Luciano Ferreira, que, após escutar a comunidade sobre o que representaria para a população, desenvolveu painéis que retratam a natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário