A campanha, promovida pelo Instituto Negralinda, busca o reconhecimento da iguaria, a fim de impactar no desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária em 10 cidades pernambucanas.
Uma receita que mistura “frutos do mangue”, tradição e história. Essa é a Mariscada, prato típico das regiões litorâneas do nordeste brasileiro, e que em Pernambuco ganhou pitadas de desenvolvimento social. É com essa proposta, reunindo gastronomia, valorização cultural, sustentabilidade e combate às desigualdades, que o Instituto Negralinda lança, no próximo dia 20 de março, a campanha “Oxe, Pernambuco tem Mariscada sim, senhor!”. A iniciativa tem o objetivo de transformar o prato em Patrimônio Cultural Imaterial do estado. A cerimônia de lançamento será voltada para convidados e ocorrerá no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco, no bairro do Recife.
“Essa iniciativa busca melhorar a qualidade de vida das pessoas e das comunidades que vivem da cadeia produtiva do marisco. Nosso objetivo é atender as necessidades urgentes da população pesqueira, como: acesso à inovação, capacitação, geração de renda, acesso ao mercado direto sem o atravessador, além de ajudar a promover a igualdade social e a inclusão de grupos vulneráveis. Ao fornecer para as marisqueiras e pescadores artesanais o acesso a qualificação, o Instituto Negralinda contribui para combater essas desigualdades e resolver os principais problemas referentes aos aspectos sanitários e segurança alimentar”, destaca o empreendedor social Edy Rocha, Diretor Executivo do Instituto Negralinda e idealizador da proposta.
A campanha já conta com parceiros como a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) e o Sebrae, que há três anos, em parceria com o Instituto Negralinda, desenvolve o projeto sócio ambiental de empreendedorismo feminino “Marisqueiras Empreendedoras”. Um trabalho que, atualmente, beneficia marisqueiras e pescadoras de 10 municípios do litoral pernambucano e contribui com o combate às desigualdades sociais, promovendo educação, saúde e bem-estar por meio do empreendedorismo colaborativo, alcançando 850 mulheres.
Lançamento - Durante o lançamento da campanha, serão apresentados detalhes de como os interessados poderão apoiar a iniciativa. “O nosso objetivo com a campanha é transformar a Mariscada em um prato regional reconhecido, para que por meio da Gastronomia do Mangue seja possível fortalecer a cadeia produtiva, capacitar as marisqueiras e criar mais lugares que forneçam a Mariscada, contribuindo também com o turismo gastronômico. O qual Pernambucano já é referência”, complementa a Chef Negralinda.
De acordo com o Cadastro de Pescadores Artesanais do Litoral de Pernambuco, realizado em 2019, pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Semas), atuam no estado cerca de 11.367 pescadores e pescadoras artesanais. No entanto, o segmento ainda enfrenta dificuldades relacionadas à qualificação das organizações, referentes aos aspectos sanitários (infraestrutura para beneficiamento e comercialização), problema ambiental (pesca predatória) e de gestão e planejamento das colônias.
Mariscada – Ensopado de mariscos e outros frutos do mangue, como sururu, camarão e tainha, a Mariscada é feita tipicamente à base de leite de coco fresco e temperos opcionais. As receitas são diferentes em vários lugares do Brasil e carregam as tradições afro-indígenas. Em Pernambuco, uma das receitas mais populares é a da Chef Negralinda, servida em um bistrô comandado por ela, na Ilha de Deus, zona sul do Recife, e que há mais de 10 anos conquista os paladares dos pernambucanos e de turistas de várias partes do país. O prato reconta ainda um pouco da história gastronômica e cultural de Pernambuco.
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