Os dados publicados pela Condepe/Fidem mostram um crescimento de 1,4% relação ao ano anterior.
A Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) publicou, na tarde desta sexta-feira (08), os dados do levantamento sobre o PIB de Pernambuco em 2023. Os números apontam um crescimento de 1,4% em comparação à 2022. “Os números mostram uma reação da economia de Pernambuco”, destaca Jaime Prado, presidente da CONDEPE-FIDEM.
No recorte do quarto trimestre de 2023, o PIB pernambucano também apresentou crescimento, com uma variação de 2,0% em comparação ao mesmo período de 2022. Neste caso, as maiores influências foram da indústria e agropecuária que cresceram 5,4% e 5,2%, respectivamente. Já os serviços tiveram variação de 0,6%.
"É importante ressaltar que, além de apresentar esse crescimento em relação ao ano de 2022, Pernambuco tem mostrado um crescimento acelerado a cada trimestre. O estado começou o ano com um crescimento de 1,2% no primeiro trimestre e, no último, já cresceu 2%, indicando uma tendência de aceleração do crescimento", enfatizou o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques.
O PIB pernambucano foi alavancado pelo desempenho principalmente da agropecuária com 1,6%, seguida pelos serviços com 1,4%, e depois pela indústria, que cresceu 1,1%. Neste último setor, merecem destaque a eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos com crescimento em volume de 3,1% no ano e construção (2,3%).
Já nos serviços, os setores que mais cresceram foram o transporte e comércio, com respectivamente 5,2% e 3,1%. As atividades imobiliárias ficaram com 1,7%, as do financeiro (1,1%) e a administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (1,0%).
Nenhum comentário:
Postar um comentário