A Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) divulgou, nessa quinta-feira (29), a previsão climática para os meses de março, abril e maio no Estado. Segundo o órgão, é esperado acúmulo de chuva “normal a abaixo da normal” nas regiões mais próximas ao Sertão, e “normal” nas mais próximas à Região Metropolitana do Recife.
Com a transição do verão para o outono, que começa em 20 de março, os valores de temperatura devem diminuir e os de umidade relativa do ar devem aumentar em todas as regiões.
A Apac lembra que março é, climatologicamente, o mês mais chuvoso do Sertão e neste mês podem ocorrer pancadas de chuva acompanhadas de raios e vento forte.
A previsão foi baseada nos resultados de modelos numéricos de previsão climática para o referido trimestre, nas análises dos campos globais dos oceanos Pacífico Equatorial e Atlântico Tropical, assim como da atmosfera global.
Ela mostrou que os modelos climáticos indicam leve resfriamento na região equatorial do Oceano Pacífico e, portanto, enfraquecimento do El Niño, que normalmente provoca "secas prolongadas e calor no Norte e Nordeste.
PROGNÓSTICO
O prognóstico foi resultado do consenso da Reunião de Análise e Previsão Climática para Nordeste do Brasil, coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas, realizada em Maceió no dia 20 de fevereiro de 2024, com participação dos Centros Estaduais de Meteorologia do Nordeste, Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE).
Nenhum comentário:
Postar um comentário