quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Prefeitura do Recife promove formatura da primeira turma do Programa Embarque Digital


 Solenidade foi realizada nesta terça-feira (20), no Mirante do Paço, no Bairro do Recife. Estudantes são concluintes das graduações das turmas iniciadas no começo do segundo semestre de 2021

Nesta terça-feira (20), Dia Mundial da Justiça Social, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Porto Digital, promoveu a formatura da primeira turma do Embarque Digital, programa que tem como objetivo capacitar e preparar jovens talentos para o mercado de trabalho na área de tecnologia. A solenidade contou com a participação de 134 estudantes, a maioria deles já empregados, que iniciaram os cursos em agosto de 2021 e os concluíram no segundo semestre de 2023. A solenidade foi realizada no espaço Mirante do Paço, no Bairro do Recife, e contou com a participação do prefeito do Recife, João Campos.

“Um sonho que virou realidade. Quando a gente concebeu o Embarque Digital e o lançou, era uma iniciativa pioneira no Brasil, e hoje é uma realidade com os primeiros 134 formandos. Desses formandos, quase 60% já estão empregados. Representa o maior programa de ensino superior de uma cidade do Brasil na área de tecnologia. Isso crava o Recife como uma cidade que forma gente, que tem um grande parque de tecnologia, e que vai se consolidar como grande hub de capital humano do Nordeste Brasileiro. Então o que era um sonho, hoje é uma realidade e daqui vai ser ainda melhor. Vamos ter mais gente se formando, mais turmas sendo abertas e o Embarque crescendo a cada dia”, detalhou João Campos.

Os, agora, alunos graduados e certificados, são dos cursos de Sistemas para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas ministrados pela Faculdade Senac Pernambuco, pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e pelo Centro Universitário Tiradentes (Unit), parceiras iniciais do programa. “Hoje é um dia muito feliz para todos nós. O Embarque Digital é um programa que surgiu com um propósito muito importante de ofertar formação na área de tecnologia, melhorar a empregabilidade dos jovens egressos da rede pública e, consequentemente, impactar positivamente a economia do nosso polo de tecnologia e inovação do Recife”, destacou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. 

De acordo com os dados do último Censo de Ensino Superior, de 2021, Recife é a capital com mais estudantes per capita na área de tecnologia, e segue  em ascensão e com um crescimento acelerado, graças ao Programa Embarque Digital, aumentando ainda mais a liderança em relação a outras capitais. Quando considerados os cursos com programação na estrutura curricular, a capital pernambucana possui 408 estudantes a cada 100 mil habitantes. A segunda colocada, Florianópolis, possui 343 - uma diferença de cerca de 15% para a capital de Santa Catarina -, seguida de Belo Horizonte (294), Porto Alegre (291), São Paulo (253), Curitiba (250) e Brasília (245). Os cursos considerados foram Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia de Software, Engenharia da Computação, Jogos Digitais, Segurança da Informação, Sistemas para Internet e Sistemas de Informação.

Segundo o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, a capital pernambucana vem sendo transformada a partir da educação e do emprego. “A gente vai dobrar o número de formados na área de tecnologia em três anos no Recife, com pessoas que vieram da periferia. É uma mudança, uma transformação social grande através de emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário