Gerenciar a segurança pública de Pernambuco não é uma missão das mais fáceis, afinal de contas, o estado convive com números que assustam a população e obrigam as autoridades a adotarem medidas que surtam efeito a curto, médio e longo prazo. Em setembro do ano passado a governadora Raquel Lyra resolveu escalar para tal missão o experiente Alessandro Carvalho.
Antes disso, Alessandro Carvalho já tinha ocupado o cargo secretário-executivo de Defesa Social do estado entre os anos de 2010 e 2013, ainda no governo de Eduardo Campos. Depois disso, ele foi nomeado secretário de Defesa Social, cargo que exerceu entre 2013 e 2016, nas gestões dos ex-governadores João Lyra e de Paulo Câmara. Alessandro Carvalho ainda exerceu a função de assessor especial de Paulo Câmara.
Em entrevista concedida ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios e ao Blog, ele falou sobre o maior desafio na sua volta ao comando da pasta. “O maior desafio que nós temos hoje é reduzir o número de homicídios que temos registrado no estado, um número ainda muito elevado”, disse ele, que frisou ainda que cerca de 70% dos homicídios cometidos hoje em Pernambuco são decorrentes do trafico de drogas.
O secretário enfatizou o papel da governadora Raquel Lyra no enfrentamento a violência. “A governadora tem participado semanalmente de reuniões de monitoramento, promovidas no âmbito do ‘Juntos pela Segurança’. Satisfeita ela não está, assim como nós não estamos, mas ela não tem medido esforços, e tem determinado medidas que possam surtir efeitos práticos, o mais breve possível”.
“O envolvimento e o apoio da governadora Raquel Lyra é total, para que as forças de segurança cumpram o seu papel da forma mais eficiente possível”, disse o secretário estadual de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário