quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Jataúba realizou a Conferência Nacional de Educação - CONAE 2024

A Conferência reuniu representações da educação e de diversas entidades da sociedade civil do município.

O evento ocorreu na segunda (30/10), na Câmara Municipal de Jataúba, com o objetivo de viabilizar a participação representativa dos segmentos educacionais e setores da sociedade civil na elaboração do próximo Plano Nacional de Educação 2024-2034.

A Conferência Nacional tem como tema "Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política de Estado para garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.

A Conae 2024 foi convocada pelo Decreto Lei 11.697/23 e pretende contribuir para a apresentação do novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034, colocando em debate, ainda, a avaliação do Plano vigente, assim como os problemas e necessidades educacionais da atual conjuntura.

Para a Dirigente de Educação, Roseane Chaves, a Conferência se faz necessário para a condução de uma educação melhor. “A Conferência é de uma importância ímpar para nós que fazemos a educação, vamos buscar analisar e discutir acerca das metas do plano municipal de educação e das políticas públicas, analisando todos os eixos que vamos trabalhar para buscar uma melhor educação para o País”, finalizou.

A Conferência Nacional é precedida pelas etapas municipais e estaduais. Os resultados obtidos incluirão não apenas o diagnóstico da situação educacional, mas também as diretrizes, metas e estratégias para a próxima década. 

A Conferência tem objetivos específicos, como avaliar a implementação do PNE, subsidiar a elaboração do próximo e contribuir para a identificação dos desafios e necessidades educacionais. Dentro desses objetivos foram trabalhados sete eixos, além disso, a conferência produziu referenciais que orientarão a formulação e implementação dos planos de educação estaduais, distrital e municipais, alinhados com o PNE (2024-2034), com o propósito de fortalecer o regime de colaboração entre os sistemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário