segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Esporão no calcanhar: o que é, quais sintomas e como prevenir

O esporão do calcâneo é uma consequência de uma inflamação da fáscia plantar, tecido que faz união do calcanhar aos dedos do pé, que tem como função a proteção dos tendões. Esse processo de inflamação causa uma calcificação dessa estrutura e é popularmente conhecida como esporão.

“A fáscia plantar é uma estrutura que se origina no calcâneo e se direciona à base dos dedos e tem a ver com a estabilidade do arco plantar longitudinal do pé, que é a cava do pé, então é muito importante para a marcha. No processo de inflamação crônica dessa estrutura, lá na sua origem, então envolve todo um processo de degeneração dessa estrutura, e em último estágio acontece a calcificação que popularmente ficou conhecida como esporão do calcâneo”, explica Marcelo Torres, ortopedista do Hospital Jayme da Fonte e da SOLB.

Em alguns casos, o esporão do calcâneo pode ser assintomático. Mas, na maioria dos casos, pode provocar dor no calcanhar que pode ser bastante intensa e gerar até problemas de mobilidade pela dor ao colocar o pé no chão para andar.

Obesidade, uso de calçados inadequados e sobrecarga nos pés devido a atividades, como corrida ou caminhada excessiva, podem ser alguns fatores que facilitam o desenvolvimento do esporão de calcâneo. Por isso, é importante ficar atento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário